Tribuna Livre

João Luiz Ultramari (*)

Carta do Leitor

Pesque-Pague

Como é gostoso pescar sem pernilongos para incomodar. Será que são fisgados ou eles se fisgam sozinhos de tanta fome? Mas o gostoso é deixá-los brigar na água e depois contar aquele papo de pescador .

Preocupações

Visitando diversos pesque-pagues, inclusive de nossa região, temos notado fatos preocupantes, a exemplo da manutenção dos tanques. Em alguns locais, fora de nosso município, notamos a bomba quebrada, outras não suportando a manutenção em razão do tamanho do tanque e assim por diante. Mas, o lamentável é ver os peixes na superfície procurando oxigênio, sem falar nos que aparecem mortos.

Pesca Esportiva

É a mais praticada: pescar e soltar, principalmente por pessoas insensíveis, que machucam o peixe ao tirar o anzol. Sem falar naquelas que já beberam algumas cervejas a mais e deixam o peixe fora da água por tempo demais.

Presente

Um dia desses dei um grande peixe de presente a um amigo, que no dia seguinte queria saber sua procedência e sequer me convidou para comê-lo. Ele é daqueles que não comem cupim porque é nessa parte que o boi toma as vacinas; não põe gelo na bebida porque não sabe se a água é filtrada… O máximo foi o dia em que comi uma feijoada na casa dele e esqueceram de colocar o feijão! Foi uma feijoada, sem feijão! Mas, é um grande amigo!

Quem de Direito

A quem está subordinado o poder de polícia para emitir alvará de funcionamento? Normas técnicas para verificação dos tanques de peixes e sua manutenção e de quanto em quanto tempo? Os problemas que estão sendo ocasionados aos peixes quando liberados dos anzóis. Enfim, segurança para que pescadores estejam tranqüilos ao fritá-los ou assá-los.

Esclarecimentos

Com a palavra os responsáveis sobre o assunto Pesque-Pague: Prefeitura Municipal, Secretaria da Saúde, Cetesb e, se possível, os fiscais da lei: os vereadores que poderão apurar e esclarecer à população. Tudo está dentro dos conformes?

Parabéns

Parabenizamos os proprietários de pesque-pagues que dão atenção especial ao segmento e pelo tratamento aos clientes pescadores e familiares. Atualmente dentro da cidade, a poucos minutos, já estamos pescando. Que terapia!

Amigos

Por falar em amigo, não poderia deixar de parabenizar duas pessoas com as quais convivo semanalmente. O primeiro é o Padre Fernando Fraga, que neste mês já não é Padre e sim Bispo de sua igreja e está cada vez mais cativando amizades e fiéis. O segundo é o pessoal do Jornal de Araraquara, pela grande homenagem prestada à primeira turma de Belas Artes de Araraquara, realizada no Teatro Municipal, em parceria com a Prefeitura, Secretaria da Cultura, Coc, Sindicato do Comércio Varejista e da Teresinha Belotte Chaman.

Polícia Federal

Parabéns ao Dr. Cláudio Cavallaro, ao Dr. Alessandro Moretti e toda equipe pelo trabalho que vêm realizando à frente da nossa Polícia Federal de Araraquara. Também ao diretor geral e ao ex-superintendente YOKIO OSHIRO, hoje adido do DPF na Argentina, que acreditaram na cidade.

Concurso da Prefeitura

A população chiou e com razão. Ter que vir de todos os bairros da cidade ao prédio da Facira, enfrentar fila por mais de duas horas para somente pegar um impresso e anotar o código do concurso pretendido e depois ter que ir no centro pagar a taxa no Banco do Brasil. Foi demais mesmo, sem falar nos que não puderam pagar por terem chegado às 15hs. É claro que o prefeito não gostaria que isso acontecesse, mas aconteceu. Um puxão de orelhas nos organizadores.

Perguntar não ofende: Onde está o espírito de cidadania com o povo? Só organizaram o atendimento no saguão da Prefeitura?

Reflexão:

Um ano da nova administração!

O mato crescendo nas ruas e calçadas!

Árvores continuam sendo mutiladas!

Retiram e não replantam árvores das calçadas!

Tristeza ao ver as árvores podadas para quem desce a Dr. Leite de Moraes, sobe a Carlos Batista Magalhães, próximo a José do Patrocínio!

Saúde e Merenda Escolar!

Área azul inconstitucional!

Guarda Municipal e Radares. De qual ano

Efemérides

Novembro:

25. Internacional Contra a Exploração da Mulher, Doador de Sangue

26. Dia Nacional de Ação de Graças e Ministério Público

27. Dia da Infância e Técnico de Segurança do Trabalho

28. Dia do Soldado Desconhecido e Combate ao Fumo

29. Dia do Café

30. Dia do Estatuto da Terra, Patrono, Taxista, Síndico, Reforma Agrária e Teólogo

(*) É ex-secretário Municipal dos Transportes, Advogado e coladorador do JA.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda Cultural

Agenda Esportiva

Escola do Legislativo lança podcast sobre os desafios do envelhecimento no Brasil

BOLETIM SEMANAL NÚMERO 103 – DE 1 A 7 DE NOVEMBRO DE 2024

Nesta sexta-feira tem show no Sesc Araraquara

CATEGORIAS