Tribuna Livre

João Luiz Ultramari

CAPÍTULOS DE ALGUMAS NOVELAS EM NOSSO QUERIDO BRASIL

FEDERAL

Presidente Lula:

No Dia Internacional da Mulher, Lula pede para as mulheres irem devagar ao poder, pois, já tem vereadoras, deputadas, senadoras, ministras e tantos outros cargos. Mas, para Presidente da República ele acha que ainda é cedo. Será que o presidente Lula está com medo de perder as próximas eleições para uma mulher? Mesmo sem nenhuma ter anunciando o interesse em disputá-la.

Senhor Presidente, vamos aguardar a reação delas em razão do seu pronunciamento. Praticamente homens de todos partidos já assumiram a presidência, quem sabe não será uma mulher a mudar o nosso Brasil!

Submarino Brasileiro: construído no Brasil, foi batizado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente não falou, mas, alguém da marinha transmitiu sua mensagem aos presentes?

F.H.C.: ex-presidente da República por dois mandatos. Antes, não saia de Araraquara em razão da família da esposa, comparecendo até em audiências trabalhistas, comícios, mas, durante os seus dois mandatos de presidente, nunca apareceu em Araraquara. Ao contrário do Lula, que não vivia aqui, mas, está sempre na região e até prestigiou a FACIRA, onde recebeu um “checão” para o Fome Zero.

Pelo menos a araraquarense Profa. Ruth esteve presente por duas vezes, menos mal.

Fome Zero: afinal, você viu alguma prestação de contas sobre a Campanha Fome Zero? Deputados Federais meteram a boca no trombone, pois, tendo Prefeitos e Governadores do PT no Mato Grosso do Sul e o Presidente da República, também do PT, não estão resolvendo o problema da fome nesse estado. Se lá não está tendo resultado o Programa Fome Zero, imagine em todo o país…

INSS: há pouco tempo elogiei a organização da Previdência Social em Araraquara em termos de informatização e atendimento. Lamentavelmente agora a situação é outra, não por causa dos funcionários que lá atendem, mas, pela falta de servidores, manutenção de computadores e outras providências administrativas. Houve concurso público, mas, pelo visto somente virá um funcionário para Araraquara. Estivemos com a OAB no Instituto e com o Deputado Marcelo Barbieri… vamos aguardar providências, inclusive no tratamento lhano aos segurados e advogados.

São Carlos “Instala a 2ª Vara Federal e o Juizado”: Por que Araraquara ficou só com a 2ª Vara? Na Justiça do Trabalho, Araraquara tem duas Varas, São Carlos já se igualou tempos atrás. Quem sairá na frente para conseguir a Instalação da 3ª Vara? Estamos aguardando respostas e providências que estão sendo tomadas por nossos Deputados, lá tem apenas um Deputado Federal, aqui temos dois. Prefeito Edinho, Vereadores e Deputados Federais, se Araraquara não conseguir tudo o que precisa agora, depois será muito difícil. Que tal uma união de V.Exas. e demais entidades de classe e clubes de serviços?

ESTADUAL

Governador Geraldo Alckmin: está anunciando pela imprensa a redução de alíquota do ICMS de alguns produtos. Esperamos que seja para os ramos de atividades que realmente o povo precisa. E parece que sim, então, parabéns Governador.

José Serra: um mutirão da prefeitura, órgãos da saúde e policiais deram batida no centro da capital depois de denúncia pela imprensa da situação de menores, drogados e desocupados pelas ruas.

Esperamos que seja permanente, pois, dá medo andar no centro de São Paulo, até mesmo durante o dia.

ARARAQUARA

Câmara Municipal: sob alegação de não ter mais condições e até mesmo ter “risco de morte”, tiraram os vereadores do Palacete São Bento e estão pagando um alto aluguel em outro prédio, maquiado para atendimento ao povo. O Prefeito Edinho pode mudar-se do Paço Municipal para o prédio da Câmara Municipal na Rua São Bento e ainda mandar os vereadores para o Hospital Psiquiátrico, ou melhor, irá desapropriar o antigo Hospital para instalar os senhores vereadores lá. Se na área central, ao lado da Prefeitura, já era difícil a população comparecer, imagine agora a Câmara indo para o antigo Hospital na Vila Xavier?

Na Defesa do Prefeito: são sempre os mesmos, a maioria dos vereadores e alguns jornalistas. Vamos ver como irão se comportar os vereadores. Aceitarão ir para o antigo hospital ou querem voltar para o antigo prédio central e histórico? Prefeito Edinho, chega de novelas e problemas em Araraquara. Fique onde está e deixe os vereadores retornarem ao prédio de tradição, na Duque esquina da São Bento.

Gastos Públicos com homenagem a Clubes de Serviço: lamentável o ocorrido, estive na sessão em que o autor Elias Chediek não teve aprovado o seu pedido, em razão do custo das placas. Ele argumentou que em outras homenagens ninguém falou nada. Foi arquivado o pedido e, em seguida, sugeriram entrar com outro requerimento e outra forma de pedir.

Lamentável mesmo a atitude de alguns vereadores, pois, problemas internos e ciumeira não podem prejudicar a imagem dos Clubes de Serviços que têm por lema “Servir”.

Caso os clubes tomassem conhecimento, com certeza, poderiam contribuir na compra de placas…

O debate foi inoportuno como impertinente foi o noticiário a respeito, depois da sessão solene.

Desculpe Nossa Falha: tem jornalista que sequer pede desculpas aos seus ouvintes por suas falhas. Essa semana anunciou a morte de uma criança que teria se afogado no Parque Pinheirinho, mas ela já tinha sido socorrida sem maiores problemas. Inclusive já estava na escola quando do noticiário. Outra notícia foi que já estava sendo realizada a festa do Nosso Ninho, quando será iniciada neste final de semana. Se alguém morre por afogamento o ideal seria consultar o boletim de ocorrência antes de dar a notícia. Para anunciar eventos, o ideal é fazê-lo com o convite ou a propaganda. Sem querer ensinar o velho professor, como errar é humano não custaria pedir desculpas pela falha. O moço não calça a sandália da humildade, nunca.

Terceira Vara

OAB Araraquara mobiliza políticos e Juízes do Trabalho para a criação da Terceira Vara do Trabalho de Araraquara. Recebe, por outro lado, resposta do Secretário da Receita Previdenciária.

DESTAQUE

TEMPO BOM

Palavras do amigo Benê (Benedito Salvador Carlos)

“Trocaria um dia da minha vida por dez minutos da convivência de algumas amizades. As vezes, com saudade, recordo dos dez minutos que antecediam às 13 horas no meu antigo trabalho. A gente tinha um cantinho, bem no fundo do prédio e perto do relógio-ponto, onde nos reuníamos todo santo dia, só para conversar, atualizar os casos e falar de futebol. Segunda-feira era o melhor, após a rodada de domingo. Tínhamos assunto a semana inteira. As pessoas iam chegando, o Sr. Lourival, Maneco, Marcão, Walney, Seu Cayres, Celso Piccin, Valentim, Feio, Paulo Andrade, Macarrão e eu naturalmente. Corinthianos, Zé Duó, Sr. João Bortolotti e Paulé, Sampaulinos, Milton Francischini, Garrincha (João Francisco Gutierres), Desastre, Jorge Coletta e Jair Martinelli. Palmeirenses (Aquela gente), Zé Carlos Tripé, Tarugo, José Marcos Jardim e Nelsinho Rigolão. Santistas Paulo Pecin e Ultramari. Ferroviária, acredite quem quiser, tinha um torcedor ferrenho da Portuguesa Desportos, o Raidir Rinaldi Ramos. Discutiamos os gols, as tabelas, as faltas, as grandes jogadas, os impedimentos, as atuações e as possibilidades de cada time. Que farra, quanta besteira em tão pouco tempo, quanto assunto que não ia prá lugar nenhum exceto a alegria da convivência. O prazer era tanto, que mesmo chegando antes do horário, quando o relógio apontava 12h50, dava uma mistura de desespero e êxtase pelo fim da conversa.

Estou contando essas saborosas lembranças porque movido por outras, encampei um velho desejo de meus amigos João Luiz Ultramari e do nosso querido e saudoso José Carlos Monteiro em reunir a turma para uma grande e simples festa, um pouco de churrasco e cerveja, velhos e novos casos e muitos abraços.

Na sexta-feira (4 de fevereiro, 18 horas), calor, carne e uma geladinha, João Luiz Ultramari, Carlos Alberto Segura (Melan), Gastão, Ercilio Boneti, Mário Gaion, Antonio Carlos Cusinato, Dr. Marquinho Garrido, Tarugo, Taruguinho, Rigolão, Anselmo Caetano e o primeiro passo já foi dado. Tomara que outros tantos também tenham vontade de matar estas saudades e com certeza, de novo, vai ser uma grande festa.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Voto é coisa séria

Para não errar o voto: treinar antes e levar a colinha no dia da eleição

Quem vai à COP-29?

A crescente judicialização da saúde tem solução?

FIDA abre inscrições para as oficinas da programação de ações formativas

CATEGORIAS