João Luiz Ultramari (*)
Carta do Leitor
Zú do Soberano
Não poderia deixar de lembrar do José Carlos Oliveira Andrade, que era conhecido como Zú, empresário por muitos anos na cidade, no ramo de ressolagem e vendas de pneus. Era estabelecido à Avenida Brasil com Rua 9 de julho, depois na Avenida 7 de setembro e Av. Presidente Vargas. Quem não se lembra dos tradicionais churrascos na sua empresa? Quantas pessoas trabalharam com ele, como o Maneco, Garrincha, Lito, Ferreira, Justino, Sr. Pedro, Frajácomo, e o sócio Carlos Galupan. Mais um que nos deixa e que fez história em nosso comércio. Genro do Sr. Felipe Meciano, também tradicional comerciante do Bairro do Carmo, era casado com Angelina, de cuja união tiveram os filhos Isabel, Alexandre, Ataliba, Maria Tereza e Carlos. Zú até qualquer dia.
Cadeia Pública
Será que sai de lá mesmo? Quem ficaria feliz, se fosse verdadeira a notícia? Seriam, claro, os moradores próximos, que convivem há muitos anos com o problema de rebeliões, fugas, ameaças e visitas semanais. Quantos abaixo-assinados foram feitos e, até agora, nada! Como as eleições estão próximas, que tal outros abaixo-assinados para candidatos e vereadores?
É Só Lixo
Lamentável a presença de sacos de lixo nos canteiros centrais das principais avenidas da cidade, a exemplo da Alameda Paulista, Via Expressa e Castro Alves. Será que desconhecem os riscos para lixeiros e caminhões, que param nos canteiros para o recolhimento e em total desrespeito às leis de trânsito? Existe perigo de acidente de trânsito (batida traseira, atropelamento e outros): Prefeito Edinho, estudos urgentes devem ser feitos para evitar graves problemas.
Cidadania do Pedestre
Está sendo comum, principalmente na área central, a derrubada de muros das casas para estacionamento de estabelecimentos comerciais. Se estivessem obedecendo a legislação, tudo bem. Mas, estão estacionando no meio das calçadas por falta de espaço. Prefeito Edinho, o pedestre também tem direito à cidadania? Cadê a fiscalização municipal?
Som das Igrejas
Se existe a lei do barulho para clubes, por que não é aplicada também para Igrejas e centros comunitários? Sem exceção (qualquer religião), pois está ficando demais para moradores que residem próximos de igrejas e centros comunitários. Tem pastor que, para acordar os seus fiéis, berram no microfone e amplificador no último. E que se danem os vizinhos! Agora também existem os ensaios, que parecem mais show de rock do que canção religiosa. Senhores vereadores, vamos resolver o problema dos moradores importunados? Fanatismo e barulheira também atrapalham. Será que os religiosos se esquecem que sábado e domingo, além de ir à igreja, também é dia de descanso?
Centros Comunitários
Muito problema para moradores das proximidades de centros comunitários que distribuem roupas e cestas-básicas. Formam-se filas próximas às residências e muita gente chega antes da hora, sentando-se nas calçadas e aproveitando para bater nas residências e pedir outras coisas, enquanto os “organizadores” não chegam para a distribuição, para liberá-los das filas. E outra coisa, a sujeira que fazem: copos descartáveis nas ruas e calçadas, roupas e calçados que não quiseram, resto de sanduíches… Quem “organiza” essa distribuição deve limpar a sujeira na frente da casa dos vizinhos. Daqui a pouco, centro para defender os direitos dos moradores será indispensável.
Naftalina
Se criticar jornalista é motivo de orgulho para “ele” (em razão de seu sucesso), é sinal que lê o semanal “Jornal de Araraquara”. Motivo de reconhecimento de um bom jornal. A Naftalina fica para os jornais que faliram, certo?
Crítica
Não desmerecemos o sucesso de ninguém, mas, temos o direito de criticar e tomar providências sobre absurdos que ocorrem. Não adianta 'dar uma de coitadinho’ e inverter os fatos para a população, pois, os documentos provam a incoerência de seu discurso.
José Carlos da Rocha Barros
Atualmente morando em Jaú, onde ainda deve presidir a Associação dos Aposentados daquela cidade. Ele não esquece os tempos em que esteve na gerência bancária em Araraquara, onde fez grandes amizades e trabalhou para a comunidade, principalmente a do Bairro do Carmo. Sempre que está em Araraquara ou de vez em quando pelo telefone, dá um puxão de orelhas no pessoal do Bairro do Carmo, para não esquecer da história do bairro. Vamos cobrar José, principalmente pelo grande material que deixou na cidade. O mundo é tão pequeno, que uma vez, a serviço em Itabuna/BA, encontrei o José Carlos no hotel em Ilhéus. Ele estava inaugurando uma agência bancária em Itabuna. Tempos atrás no Estádio do XV de Jaú, quando jogava com a Ferroviária, lá também estava o José Carlos, lendo o Jornal de Araraquara.
Exagero de Sinalização
Tem pessoas de mais idade e até motoristas, que acham um absurdo a sinalização feita no cruzamento da D. Pedro II com a Maria Biagioni. Prefeito, o senhor está de acordo? Será que não terá problemas futuros com pedestres e veículos?
Coitada das Árvores
É lamentável que os defensores das árvores da administração passada, não estejam mais dando as mãos para protestar. Onde vocês estão escondidos? Vejam o que está acontecendo na cidade, a exemplo da Carlos Gomes. E os senhores vereadores, não podem fazer nada?
Mato + Mato
Prefeito Edinho, a frente do cemitério São Bento está bonita, mas dê uma passada pelas ruas dos fundos e laterais. Coitada das pessoas de idade que visitam os jazigos de seus entes queridos. Nunca presenciamos esses acontecimentos em administrações passadas.
Salada Mista
É o que estão se tornando as pinturas de trânsito de Araraquara. Na administração passada, foram pintadas todas as retenções dos cruzamentos de amarelo (proibido estacionar) da Avenida 7 de setembro até Av. 36 e da Rua Castro Alves até a Rua Carvalho Filho. Agora na repintura, estão mesclando e ficando uma salada mista. Senhor Prefeito, dê explicações, pois estão voltando a estacionar nas esquinas, em razão do amarelo e branco. Não é incrível.
Visual
Com as repinturas das ruas, o visual da cidade (centro) está ficando outro, pois até o mato das sarjetas está sendo eliminado. Parabéns Prefeito Edinho pela determinação, mas, não pintar as faixas centrais… (voltaremos ao assunto).
Perguntar não Ofende
Se não houver entendimento local, teremos vencedores nas próximas eleições?
Reflexão
Tem gente que critica todos e tudo, sem distinção. Será que ele é o único certo?
Tribuna Livre
Esta coluna agradece às manifestações pelas matérias enfocadas e sugestões, pedindo paciência para atendê-las.
Efemérides:
Abril:
01. Mentira, Abolição da Escravatura dos Índios e Humanismo
02. Internacional do Livro Infantil
03. Nacional do Atuário
04. Livreiro Católico e Nacional do Parkinsoniano
05. Telecomunicações, Propagandista e de S. Vicente Ferrer
06. S. Marcelino
07. Fundação da ABI Associação Brasileira da Imprensa, Mundial da Saúde, Jornalista, Corretor e Médico Legista.
08. Ramos, Natação, Mundial da Luta Contra o Câncer, dos Correios, Lembrança do Holocausto e Lua Cheia 00h23min.
(*) Advogado, ex-secretário dos Transportes e colaborador