A chegada da rede TIM a Araraquara traz um novo padrão de telefonia celular à região e melhora a infra-estrutura de telecomunicações deste importante pólo econômico do Estado. Trata-se de uma nova geração de serviços diferenciados, possíveis graças à tecnologia GSM (Global System for Mobile Communications) que a TIM adota e que torna disponíveis não apenas voz, mas também, transmissão de dados.
“Uma das principais novidades que a população de Araraquara já tem disponível é o GPRS (General Packect Radio Service), para o usuário conectar-se à internet por meio do próprio celular, com o auxílio do serviço TIM ConnectFast”, afirma Pablo Larrieux, gerente de Marketing da TIM em São Paulo. Uma outra inovação citada é o FotoMensagem, o primeiro serviço multimídia da América Latina que possibilita o envio e recebimento de imagem, música e texto por meio do celular da TIM.
GARANTIA
Por ser o padrão de celular mais usado no mundo, o GSM oferece a maior linha de aparelhos e por preço acessíveis. No Brasil, a TIM possui 35 modelos. Larrieux lembra que, com o GSM, chega também o TIMChip, un chip onde são guardadas todas as informações do cliente, como seu número de celular, o plano agenda, e que pode ser usado em qualquer aparelho com esta tecnologia. Ou seja, o usuário pode trocar de aparelho, mantendo o mesmo número e todos os dados pessoais. Por esta facilidades exclusiva do GSM e pelo seu desempenho, ele é padrão mais usado no mundo, co 71% do mercado de telefonia celular.
Uma das vantagens da TIM, por exemplo é que toda a sua linha de aparelhos pode ser usada em qualquer plano tarifário da operadora. No total são quatro planos, dois pré-pagos (Meu Jeito e Meu Tempo) e dois pós-pagos (Meu Mundo e Meu Sonho). Mais respeito ao consumidor.
DESTAQUE
Para o usuário corporativo, a operadora criou uma área chamada TIM Business. “Araraquara é uma cidade estratégica e importante para a TIM, por ser um dos maiores pólos econômicos do país e que receberá muito bem este portfólio de serviços. São soluções diversificadas e adequadas às necessidade de cada cliente, não importando a sua dimensão. Além disso, empresários e executivos da cidade poderão utilizar o roaming internacional da TIM que já tem acordo com 58 países”, justifica Larrieux.
Para atender a este mercado, foram criados dois planos corporativos, o Nosso Modo (pós-pago) e o Nosso Time (pré-pago), que podem ser adquiridos conjuntamente e possuem diferentes módulos. Isso dá flexibilidade para cada empresa montar seu próprio plano. Ambos têm Tarifa Flat (preço do minuto é o mesmo nas ligações para telefones fixos e móveis de qualquer operadora).
No Nosso Modo as empresas possuem pacotes de minutos compartilhados. Estes minutos adquiridos para os vários celulares corporativos são contabilizados em conjunto e não por aparelho. Ou seja, o total dos minutos contratados é que vale: se um funcionário tem minutos sobrando, eles são utilizados para as ligações dos demais funcionários, racionalizando as despesas da empresa com celulares.
A TIM no Brasil
A TIM está no país desde 1998, quando adquiriu licenças para operar em 11 Estados, cobrindo quase 44% da população brasileira, com a tecnologia TDMA, por meio de três operadoras: TIM SUL (banda A), TIM Maxitel (B) e TIM Nordeste (A). Hoje, as três somam 5,3 milhões de clientes. Em 2001, a TIM comprou três novas licenças (nas bandas D e E) para oferecer a tecnologia GSM no Distrito Federal e em 15 Estados. Desta forma, tornou-se a única operadora de celular autorizada a atuar em todo o território nacional. Hoje a TIM GSM possui aproximadamente 1 milhão de assinantes.
Acompanhamento
É salutar a presença TIM na região de Araraquara porque, assim, vamos usufruir dos benefícios da concorrência, diz empresário, na redação do JA, que exige eficiência por bom preço. Vamos conferir!