Daniel Muniz (*)
Definição
Suicídio é palavra registrada desde 1836. Significa o ato de finalizar a própria vida voluntariamente ou por falta de discernimento. Sinônimos: autoquíria, auto-imolação, autodestruição, autocídio, autofalecimento, autofenecimento, auto-óbito.
Quantidade
Pesquisa realizada no ano 2000 e divulgada no início de outubro de 2002, pela Organização Mundial de Saúde – OMS, revelou que de um milhão e seiscentas mil mortes violentas, 815 mil foram suicídios. Homicídios somaram 500 mil e conflitos bélicos levaram a 300 mil mortes. O suicídio ocupa o quarto lugar na comparação entre todos os tipos de falecimentos.
Comparações
A cada hora, 35 pessoas morrem em conflitos bélicos, a cada minuto se comete um assassinato, e a cada 40 segundos ocorre um suicídio. Depois dos acidentes de trânsito, o suicídio é a causa de morte mais registrada em pessoas entre 15 e 30 anos. A cada três homens, uma mulher tira a própria vida, apesar destas pensarem mais vezes nisso. A cada 10 tentativas de suicídio, apenas uma leva à morte.
Índices
Taxas mais altas foram registradas em comunidades de índios canadenses, de aborígenes do Estreito de Torres na Austrália, e nos países do Leste Europeu. A América Latina é a região com menor índice de suicídios.
Causas. As principais causas identificadas são: a) Conflitos familiares; b) Problemas legais e de trabalho; c) Alcoolismo e toxicomania; d) Abusos sexuais na infância; e) Problemas psiquiátricos; f) Enfermidades dolorosas.
Sintomas
Para a OMS, falar do tema aberta e seriamente é a melhor maneira encontrada, até o momento, para que se passe a evitar o suicídio. Os especialistas lembram que é preciso levar muito a sério as pessoas que comentam algo sobre cometer suicídio. O isolamento da família e amigos, a falta de concentração, a perda de interesse, e o desânimo são os principais sintomas a serem observados.
Autodesorganização
Pela Conscienciologia, o autocídio é o maior ato de autodesorganização da consciência intrafísica. É o pior dos auto-enganos. A pessoa, querendo acabar com seus problemas, acaba criando outro ainda pior. Neste caso, a morte biológica ocorre numa tentativa de fuga, mas ao perceber que continua existindo, na condição de consciência extrafísica, a personalidade vê que só criou mais problemas, pois acabará, mais cedo ou mais tarde, voltando para a vida humana. Esse quadro revela a necessidade urgente da experimentação voluntária e lúcida nas dimensões extrafísicas experiências fora do corpo, para verificar que a consciência existe além do cérebro, a fim de evitar mais perdas de oportunidades na vida humana.
(*) É jornalista e professor do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia – (0XX16) 3335-9748.