A. C. Schiaveto (*)
Pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF/Unesp/Araraquara) e da Faculdade de Farmácia e Bioquímica da UFMG vão se reunir com especialistas do Hospital de Olhos de Araraquara e da Faculdade de Medicina da USP/Ribeirão em workshop neste sábado (14), na FCF/Unesp, para discutir o andamento e a continuidade de estudos sobre substituição de medicamentos importados no diagnóstico e tratamento de doenças oftalmológicas.
Organizado pelo prof. Anselmo Gomes de Oliveira, da FCF, e pelo oftalmologista José Augusto Cardillo o workshop será restrito a 40 participantes e acontecerá das 8 às 12 horas, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas, no campus universitário.
Os grupos de pesquisa em tecnologia de fármacos da FCF Unesp/Araraquara e da UFMG, os dois únicos do Brasil que pesquisam drogas para uso oftalmológico, trabalham para desenvolver, no Brasil, medicamentos que substituam produtos importados, cujo alto custo restringe os tratamentos principalmente para os pacientes de baixo poder aquisitivo.
Segundo o prof. Anselmo já foram desenvolvidos produtos que estão em fase de testes clínicos necessários para se requerer as patentes.
(*) É da Com Texto.