N/A

Sofrer sem entender

Maria Ursulina Ramalho (*)

“Respeito significa o reconhecimento de um valor que não tem preço, o tratamento do outro tem sido como uma simples coisa; todas as coisas podem ser trocadas e têm um preço. Aquelas que não podem ser trocadas, não têm preço, mas dignidade”. (Kant,1973)

Um fato violento, muitas vezes elimina as palavras uma vez que estão desaparecendo da linguagem comum e substituída por sons, murmúrios e sinais incompreensíveis. Os jovens arrancados fatalmente de suas famílias através da violência, a dor é inexplicável, irreparável. A morte surge de repente para a sua vítima, mas, quem a prática também morre pois insere uma fenda em sua alma e seu olhar caminha pela escuridão em direção ao mal praticado.

Os agressores podem se transformar ou já se transformaram em vítimas de uma construção imperfeita a lhes abrigar. Estão envolvidos numa teia onde prevalece o mal e dele não saem.

A bondade, o amor aprendido na vida comum é substituído pela solidão e pela dor. Há uma súplica e uma espera na compreensão das causas de tanta angústia e infelicidade.

O mundo em si não é cruel, mas, o fazem assim numa involução terrível do comportamento humano.

A razão se congela uma vez que não é exercitada; o tempo preenche-se de vazio e ideias desconstrutivas. O espírito está entregue em mãos alheias cujo destino é provocar o aniquilamento da pureza e da ingenuidade.

Vivemos numa atmosfera de fim da história.

“Se os homens não fossem tão profundamente indiferentes aquilo que sucede com os demais, os homens não teriam tolerado tantas crueldades sociais”. Adorno, 1995.

Este aviltamento terá um fim e a escuridão se transformará em luz para resgatar as mortes e as lágrimas precoces.

As causas e os efeitos ocasionarão condições para a criação de um terceiro momento onde a alma não será indefesa.

(*) É Escritora e Pedagoga (digitação: Kate Lorraine S. de Godoy)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sessão Extraordinária vota crédito de R$ 14,5 milhões para vale-alimentação dos servidores municipais

Agosto Lilás: confira programação da Semana Municipal de Conscientização da Lei Maria da Penha

Ipem-SP orienta sobre os cuidados na hora do abastecimento de veículos

Após Audiência Pública, vereadores querem buscar soluções práticas para cooperativas

Provão Paulista 2025: inscrições para avaliação que garante vagas nas universidades públicas de SP terminam nesta sexta-feira (15)

CATEGORIAS