Editor: Geraldo Polezze
A visita de
Feiz Mattar
O membro do Conselho da Saúde de Araraquara, a convite, visitou nossa redação para falar sobre vários assuntos. Um deles, a comunicação democrática e responsável com a finalidade de formar e informar a comunidade. Em tese, está certíssimo. Mas, precisará de ajuda divina.
O aniversário do
jornal precursor
Através da diretora Cecília P.A. da Silva (de quem guardamos carinhosas manifestações de amizade e generosa abertura de coração, oriundas dos anos de convivência n’O Imparcial), o pessoal do JA parabeniza o veículo sério e comprometido com a história de Araraquara. Na semana de seu aniversário, o abraço fraternal.
Imposto dos
combustíveis
O movimento para tornar transparente o tamanho da mordida, a fim de azeitar a máquina administrativa do governo, é bem-vindo. Com o conhecimento, o povo vai cobrar mais. Uma forma de educar, isso é cidadania.
Ao invés do
álcool…
Muita gente retorna à gasolina. Mais cara, mas, rende bem mais e ajuda a conservar o motor. O pessoal do JA abastece no Posto Caravan. É sempre salutar abastecer num posto que você tem certeza de segurança, de lealdade.
Edinho quer
fluxo melhor
A prefeitura reabriu o pagamento atrasado de impostos. Refis 2005 não deu resultado porque não investiram em publicidade. O novo prazo termina dia 24 de fevereiro e a comunicação continua horrorosa.
Operação tapa
buraco: ótima
O adjetivo advém da ótica do departamento municipal, mas, todos sabemos que se trata de dinheiro jogado fora: a maioria do material vai embora na primeira chuva forte. Só o recapeamento pode resgatar a vida útil do asfalto que, no caso, teve a validade vencida há bom tempo.
A prefeitura não teve previsibilidade para conservar as vias públicas. No duro, faltou verba.
A turma fechou mais de 2 mil buracos, em 12 mil metros de ruas.
Nova sede
da Unesp
Araraquara queria sediar a Reitoria da Unesp. Queria… Enquanto isso, foram iniciadas as obras da nova sede daquela universidade na capital, com a liberação de R$ 1,6 milhão. Temos o Campus da Unesp, no Quitandinha. Pelo jeito, não adiantou o prefeito Edinho sonhar…
Araraquara tem
muitos veículos
Há quem afirme que existe um veículo para cada duas pessoas. Enquanto o Dr. Ravenna, delegado da Ciretran se preocupa em fazer elucubrações sobre a quantidade de veículo que enfrenta o despreparo das cidades interioranas, em termos de fluxo do tráfego, continuamos no silêncio sepulcral sobre o bônus de 10 reais que os despachantes cobram dos proprietários de veículos para cada procedimento legal. E todos fazem vista grossa, não interessando saber que metade do IPVA vai para os cofres municipais. A cobrança do bônus é uma vergonha antiga.
Desafetação da
Rua da Cutrale
A denúncia feita pelo JA não foi contestada, mas, tudo continua na mesma apostando-se num jeitinho especial para entregar a Rua Emílio Carlos à empresa Cutrale. Desafetação significa interesse público da rua. O interesse existe, portanto os vereadores erraram ao apreciar mensagem do prefeito Edinho pedindo autorização para vender a rua. O presidente João Pereira, em nome da Associação dos Amigos do Melhado, ingressou com denúncia no Ministério Público.
Ação Popular
O presidente da Associação do Melhado (bairro que não gosta de ouvir o nome de alguns vereadores, como o de José Porsani), considerando que foi entregue pedido ao Dr. Roberto Babau para mover uma Ação Civil Pública e não teve notícia sobre eventual encaminhamento, pretende entrar com uma Ação Popular. Também é um caminho hábil.
Menos álcool
na gasolina
Os donos de postos de combustível, através da federação, estão pedindo providências da ANP para diminuir a percentagem de álcool na gasolina: de 25 para 20% como maneira de oferecer um preço melhor.
Marketing
negativo
Como das longas filas em postos à espera do álcool, há alguns anos, os usineiros perdem mais pontos junto aos proprietários de veículos. O aumento do produto foi um pontapé no…tanque. Isso pode atingir a confiabilidade.
A nossa Kaiser,
vendida de novo
O ex-prefeito Roberto Massafera viabilizou a área de terra para receber a fábrica. O vice Gaeta foi quem esteve na ponta de lança, em nome do Executivo e com carta-branca para não perder a indústria. Mas, a Kaiser acaba de ser negociada, outra vez. Agora, à empresa mexicana.
Da Kaiser, Araraquara só tem a água. Uma sugestão para que a cervejaria tenha 100% da preferência regional, já que chegou ao máximo de 17%: abra o seu capital para os empreendedores da região.
Delegacia pode
multar hospital
O sindicato dos trabalhadores em hospitais está denunciando que os funcionários da Santa Casa e Gota de Leite não receberam seus direitos, quando das férias estratégicas, antes da propalada demissão para equilíbrio de caixa. A Subdelegacia do Trabalho vai fiscalizar os dois hospitais que, na teoria, continuam com a intervenção infeliz e descabida do prefeito Edinho Silva. O saldo foi desgastante…
Trigêmeos na
Beneficência
O casal Angélica Scalli e José Reginaldo Nunes comemora o nascimento de Miguel, Gabriele e Rafael. Um régio presente…
Suspeita
de dengue
A própria prefeitura comunica que existem 7 casos suspeitos de dengue, tendo sido montada estrutura para bloqueio na periferia. A cidade continua suja, com mato e focos em número acima do permitido pela OMS. Ao invés de esperar uma pandemia, por que os notáveis da prefeitura não se esforçam para limpar a cidade?
O aeroporto
é escolhido
O histórico “Bartholomeu de Gusmão” está sendo indicado como opção aos vôos rotineiros de Ribeirão Preto, enquanto se processa a reforma do “Leite Lopes”. Franca também merece estudos para a opção.
O diploma
da Febem
Na sexta (20), a Unidade de Internação de Araraquara promoveu na Biblioteca Mário de Andrade, a formatura de 55 adolescentes que concluíram cursos profissionalizantes. A Escola Industrial, famosa e histórica, foi quem ministrou os cursos em roupagem da Fundação Paula Souza.
Sessão retorna
Na terça-feira (24), os vereadores de Araraquara se reúnem após o recesso. O primeiro projeto trata da regularização de obras irregulares, uma iniciativa costumeira nos meios políticos e altamente criticável.
Cadastro de
crianças
A vereadora Edna Martins trabalha para que hotéis sejam obrigados a cadastrar crianças hospedadas. A medida visa combater a prostituição de menores.
Favor com
chapéu da
população
A assessoria de imprensa da Câmara Municipal distribui notícia subordinada ao título “Ronaldo Napeloso doa computadores para órgãos públicos”. Quem fez a doação, cara pálida? Certamente foi a Câmara Municipal, com dinheiro do povo.
Agronegócio
A Uniara lança 34 novos cursos de pós-graduação e um deles voltado para o agronegócio. Terá 360 de carga horária para 40 vagas. Informação pelo 0800-556588.
Balanço
da Nestlé
O resumo das realizações serve para ratificar o bom nome e a competência desta empresa que também está presente em Araraquara. Os projetos da área de saúde e educação (nutrição, cultura e meio ambiente) buscam uma sociedade mais justa e saudável. Parabéns, Nestlé!
300 Mil???
O ex-prefeito de Américo Brasiliense e atual diretor Octávio Dótoli, tem dito a amigos que um comunicador de Araraquara está cobrando 300 mil reais por serviços prestados que, segundo ele, não foram contratados. O processo teria sido assinado pelo Ivan Roberto Peroni que, como se sabe, atuou como assessor de imprensa durante as últimas eleições. Isso vai dar dor de cabeça…