O presidente do Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Araraquara e Região), José Carlos P. Cardozo, enviou ao prefeito Edinho Silva um ofício informando sobre a saída da entidade da campanha de comerciantes do Bulevar do Comércio, que pedem a volta dos carros na rua Nove de Julho. A campanha foi liderada pelo Sindicato do Comércio Varejista e Acia (Associação Comercial e Industrial de Araraquara).
Os diretores do sindicato realizaram uma reunião extraordinária em que decidiram, por unanimidade, a retirada do sindicato na campanha, pela maneira “agressiva” com que ela foi conduzida, segundo o mesmo ofício. O Sinhores propõe a intermediação do diálogo entre os comerciantes e o Executivo, “objetivando o melhor para a cidade”.
No ofício, o Sinhores afirma que sempre participou das discussões sobre o Bulevar do Comércio e apoiou as reivindicações, sugestões e críticas ao projeto, embora reconheça a importância dele para o comércio local.
A seguir, a integra do ofício:
“Ao Excelentíssimo Prefeito Municipal
Edson Antonio Edinho da Silva
Nesta”
“Tendo em vista os últimos acontecimentos noticiados pela imprensa, venho por meio deste esclarecer que o Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Araraquara e Região) participa das reuniões desde o início da reinstalação da rua Nove de Julho, hoje já conhecida como Bulevar do Comércio. Esse projeto, dada a sua importância, se tornou polêmico, dividindo opiniões, principalmente dos comerciantes que se estabelecem nesta área. Desde o início, apoiamos todas as reivindicações, todas as sugestões e todas as críticas inerentes ao Bulevar do Comércio. Dada a sua magnitude, seria impossível achar que teríamos a aprovação de todos, sendo que hoje o Bulevar é uma realidade e que muitos benefícios trouxe à nossa cidade. Isso é inegável. É público e notório que o Sinhores tem delegado apoio ao seu governo, inclusive participando de várias comissões, já que a proposta de Vossa Senhoria sempre foi de participação. Hoje o Sinhores, mais do que nunca, reitera o apoio à sua administração, pois dois de nossos diretores fazem parte de sua equipe”.
“Em momento algum, por princípios éticos e morais, seriamos levianos em atacá-lo, pois seria uma incoerência incomensurável de nossa parte. A campanha que alguns comerciantes do Bulevar do Comércio realizam é legitima e democrática e, como já dissemos, seu governo sempre teve por princípio a participação, mesmo que seja contrária “as idéias”. Foi-nos solicitado o apoio aos comerciantes, sendo impossível fugir de nossa responsabilidade, já que como presidente do Sinhores, tenho que estar em sintonia com os acontecimentos”.
“Sr. Prefeito, ficamos surpresos ao ver que uma campanha que tinha como proposta inicial reivindicações por parte dos comerciantes tornou-se tão agressiva, indo contra a nossa maneira de pensar e agir. Isso motivou uma reunião extraordinária em nosso sindicato onde os nossos diretores, por unanimidade, desaprovaram tal campanha pela maneira agressiva que a mesma foi executada, já que somos contrários ao confronto, pois a melhor maneira de manifestar e através do dialogo, do respeito e do entendimento. Ficou deliberado o encaminhamento de ofício, solicitando a retirada do Sinhores desta campanha e propomos que sejamos porta-vozes do diálogo entre esses comerciantes que hora estão insatisfeitos com o Executivo, possibilitando assim o entendimento entre as partes, objetivando o melhor para o comércio e para a nossa cidade”.
“O Sinhores é contra o radicalismo, seja de uma parte ou de outra. Esperamos contar com a sua compreensão e colocamo-nos à sua disposição naquilo que Vossa Senhoria achar necessário para que tal situação não perdure”.
Jose Carlos P. Cardozo
Presidente do sinhores
(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Araraquara)