O secretário de Desenvolvimento Econômico de Araraquara, Paulo Sérgio Sgobbi, além de participar da assinatura do acordo entre a TAM e a EDS, buscou recursos para pavimentação, para a formação de mão-de-obra para o pólo aeronáutico e colocou em pauta novamente a vinda de um porto seco para a cidade.
Sgobbi foi recebido pelo secretário estadual da Habitação, Mauro Bragato, e protocolou pedido de pavimentação do estacionamento no condomínio Hermínio Pagotto e dos bairros Indaiá e São Rafael, no valor total de R$ 340 mil. “Os critérios para a liberação dos recursos estão sendo atendidos e o secretário da Habitação vê boas possibilidades para liberar os recursos”, afirma.
Sgobbi foi recebido pelo secretário do Trabalho e das Relações de Emprego, Francisco Prado, para apresentar o projeto de qualificação de mão-de-obra para o pólo aeronáutico para os próximos cinco anos. O projeto foi discutido em recente reunião em Araraquara e será enviado para o Ministério do Trabalho, para que os recursos sejam liberados. “O Estado ajudou na formação dos trabalhadores nos últimos anos”, diz Sgobbi, que também aproveitou a ocasião para pleitear recursos para o projeto de qualificação de soldadores e costureiras.
O último compromisso foi na Abepra (Associação Brasileira de Empresas Operadoras de Regimes Aduaneiros), onde o secretário foi pedir apoio para a instalação de um porto seco. “A cidade já reivindicava a instalação, mas as licitações foram suspensas no inicio de 2002 e agora estamos retomando os contatos para que a licitação seja reaberta”.
A aduana na cidade iria facilitar as importações e exportações de carga, que seriam liberadas no município. Com a aduana, as empresas ganharão em produtividade e competitividade. Segundo Sgobbi, a unidade da Receita Federal em Araraquara é uma das vantagens na licitação.