Mestre Hugo realiza apresentação de Maracatu com estudantes da cidade às 18h30; depois, às 20h, tem show musical com Mestre Galo Preto
A 1ª Semana Municipal do Maracatu de Araraquara nesta quinta-feira (05) realiza as atividades gratuitas da programação no Sesc Araraquara, a partir das 18h30. Mestre Hugo e os estudantes das escolas visitadas durante a Semana abrem a programação, seguidos por show musical, às 20h, com Mestre Galo Preto.
A apresentação de Maracatu, às 18h30, com Mestre Hugo e os estudantes das escolas visitadas, revela o resultado das vivências realizadas com o Mestre Hugo e Vitor, Kissimin e Patrícia Valverde em quatro escolas diferentes da cidade: E.E. Prof.ª Miryan Leopoldina Caramurú de Castro Monteiro, E.E. Prof. Joaquim Pinto Machado Júnior, E.E. João Batista de Oliveira e Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira.
Nesta apresentação, os estudantes das diferentes escolas irão tocar juntos o Maracatu de Baque Virado, que tem uma linguagem universal e que, por isso, tem a mesma característica, possibilitando a disseminação dessa cultura em todo o Brasil e outros países da Europa ou continente asiático. Serão executados toques tradicionais, além da execução de duas Loas (músicas) da Nação Leão da Campina.
Às 20h é a vez do show “90 Anos de Mestre Galo Preto (Paulista-PE)”, em uma reunião com Coco de Besouro Mangangá.
Mestre Galo Preto, também conhecido como Galo de Ouro, é um renomado músico, compositor e repentista de coco, cuja carreira teve destaque nas décadas de 50 e 60.
Descendente de uma família rural, começou sua jornada aos 10 anos vendendo batatas na feira, onde sua habilidade para improvisar chamou a atenção do escritor Ascenso Ferreira, abrindo-lhe as portas para o reconhecimento nacional.
Ao longo de sua carreira, Galo Preto colaborou com diversos artistas renomados, como Jackson do Pandeiro, Cauby Peixoto e Luiz Gonzaga. Hoje, aos 90 anos, é considerado o maior expoente da embolada e do coco brejeiro nacional, preservando e difundindo as tradições da cultura popular brasileira.
Com um vasto repertório de cocos de repente e composições próprias, Galo Preto é um mestre griô, guardião dos valores da cultura popular. Em 2024, completa 78 anos de uma carreira marcada por sua inigualável contribuição para a música e a história do coco no Brasil.
A programação completa da 1ª Semana Municipal do Maracatu segue até 08 de setembro e pode ser conferida no site: www.semanadomaracatu.com.br.
A programação gratuita é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, por meio do Grupo Cultural Maracatu Sementes Crioulas em colaboração com Mestre Galo Preto e com o apoio do Sesc Araraquara. Mais informações: www.semanadomaracatu.com.br e no Instagram: @maracatusementescrioulas .
SERVIÇO:
1ª Semana Municipal do Maracatu de Araraquara
Data: quinta-feira (05 de setembro)
Local: Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)
– Programação:
18h30 – Apresentação de Maracatu, com Mestre Hugo e estudantes das escolas visitadas
20h – Show: “90 Anos de Mestre Galo Preto (Paulista-PE)” – Reunião com Coco de Besouro Mangangá
Grátis
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA