A Clínica de Fisioterapia da Uniara passa a ser referência em fisioterapia aplicada à uroginecologia
Uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde, o Núcleo de Gestão Assistencial 3 (NGA3) e a Clínica de Fisioterapia da Uniara permitiu a implantação do serviço de uroginecologia em Araraquara. O novo serviço concentra o tratamento das disfunções urinárias e genitais femininas em três núcleos de atendimento, o que otimiza o processo de recuperação das pacientes. A uroginecologia realiza o tratamento de disfunções como incontinência urinária e prolapsos genitais por meio de fisioterapia, cirurgia ou uma associação das duas formas de tratamento.
Antes da implantação do serviço de uroginecologia na cidade, as pacientes que procuravam os ginecologistas da rede pública de saúde apresentando o quadro de incontinência urinária de esforço (IUE) eram encaminhadas à Clínica de Fisioterapia da Uniara, único local que realiza esse serviço em Araraquara, ou para a realização de cirurgia. Com a implantação do serviço, o tratamento desse tipo de disfunção passou a se concentrar na Unidade Básica de Saúde do Cecap, onde a paciente é atendida pelo ginecologista João Ricardo Sabbag e encaminhada para o NGA3, onde passa pelo urologista Antonio Hélio Baccari, recebendo um diagnóstico fechado e o encaminhamento para o tratamento fisioterápico ou cirúrgico.
As demais disfunções atendidas pela área de uroginecologia, como incontinência urinária de urgência ou mista e prolapsos de grau leve e moderado (queda dos órgãos genitais como bexiga e útero), continuam a ser tratadas de acordo com os critérios do ginecologista responsável pelo atendimento, que pode ou não encaminhar a paciente aos locais de referência.
Para o ginecologista João Ricardo Sabbag o serviço de uroginecologia foi criado para padronizar os atendimentos que já eram realizados na rede pública de saúde. “As maiores vantagens, além da conduta padronizada dos pacientes, são a implantação do serviço de urodinâmica – que é um exame que avalia a micção da mulher e será realizado pelo Dr. Antonio Hélio Baccari – e a fisioterapia como suporte ao tratamento médico, o que amplia a assessoria às pacientes melhorando o resultado do tratamento”, afirma.