Semana discutirá Teatro Nacional

Araraquara irá receber a Mostra de Dramaturgia Contemporânea, de 4 a 10 de março. O evento, promovido pelo Sesi, acontecerá em quatro cidades do interior e na Capital.

Na programação, toda gratuíta, serão apresentadas encenações-espetáculos em processo-sob a ótica de diretores consagrados seguidos por debates diários com o público. A coordenação do projeto é dos atores Renato Borghi e Élcio Nogueira.

Iniciativa de Borghi, a Mostra pretende reunir textos inéditos de autores contemporâneos do teatro brasileiro num grande painel. O diretor e ator com mais de 40 anos de profissão tem seu nome ligado a movimentos importantes do Teatro brasileiro e fundou em parceria com José Celso Martinez Corrêa o Teatro oficina.

Tem seu foco principal nos textos e no trabalho dos atores em uma contraposição ao teatro estilo “Broadway”, no qual há grande preocupação com a riqueza das produções. Recorre a soluções cênicas (como cenário, figurinos, som e iluminação) despojadas, representando um grande desafio para o núcleo de atores.

Os intérpretes Renato Borghi, Élcio Nogueira, Luah Guimarães e Débora Duboc estão quase sempre em cena, são dirigidos pelo coletivo dos encenadores participantes do evento e se desdobram para apresentar no palco quase todos os textos. As peças são sempre curtas-em média 40 minutos-instigantes e representativas do trabalho de cada um dos autores convidados.

Em Araraquara e nas outras cidades do interior onde ocorre o evento (Marília, Rio Claro e Sorocaba), a Mostra traz as 8 peças da programação-obras de 8 autores, encenadas por diretores distintos-como “espetáculos em processo”, isto é, no formato de “obras em aberto”, passíveis de alteração artística a partir da interação com o público.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alergias respiratórias: o perigo, muitas vezes, dorme com você!

Dia Mundial da Saúde Mental: psicóloga explica como lidar com a culpa materna

Sete mitos e verdades sobre o câncer de mama

H.Olhos alerta sobre a importância de diagnosticar e tratar precocemente o estrabismo nas crianças

Ipem-SP realiza “Operação É o Bicho” e autua 25% dos produtos para uso de animais

CATEGORIAS