A escritora e colaboradora do JA, Sarah Coelho, indica para destaque desta página, a Profa. Cláudia Fantato Filiacci Bedran, natural de Uberaba. Pedagoga formada pela Uniube (Universidade de Uberaba) e professora de inglês desde 1995. Atualmente, exerce a Coordenadoria Pedagógica do CNA – Araraquara.
JA- Estudar Inglês é acessar o mundo?
C.F.F.B.-Sem dúvida, aprender um segundo idioma, principalmente Inglês, não só abre as portas, como viabiliza uma maior e mais efetiva participação do indivíduo nesse mundo globalizado. Atualmente, o grau de exigência do mercado de trabalho vem crescendo e, com certeza, excluirá aqueles que não se aperfeiçoarem em todos os sentidos, especialmente no que diz respeito a fluência de outros idiomas.
A aprendizagem da segunda língua é um desafio?
Sim, principalmente para adultos que têm como maior barreira o medo de errar. Isto deve ser trabalhado de forma positiva classificando o erro como parte essencial do processo de aprendizagem. Por isso, os professores devem ser muito bem preparados de forma que motivem seus alunos a usarem sempre o idioma em todas as situações possíveis. Assim ele estará desenvolvendo auto-confiança, que muito auxiliará para o avanço da aprendizagem.
Qual a hora certa para aprender o segundo idioma?
Quanto mais cedo melhor. Esta frase pode parecer repetitiva, mas é sem dúvida uma realidade. Segundo estudo recente realizado por um neurocientista da University College London, Andrea Mecheli, aprender um segundo idioma tem no cérebro o mesmo efeito que exercícios de musculação produz nos músculos. Descobriu-se nesta pesquisa que pessoas bilingues têm mais matéria cinzenta numa região cerebral associada a linguagem. E este aumento de matéria cinzenta é ainda maior quando o indivíduo é exposto ao segundo idioma na infância, pois o cérebro ainda está em desenvolvimento.
Os benefícios do segundo idioma.
Existem vários benefícios ao aprender um segundo idioma. Pais inteligentes e atualizados sabem que este aprendizado pode trazer melhores notas na escola, desenvolver auto-estima, aumentar o QI e a aceitação por novas idéias e culturas, e, principalmente, trazer um diferencial importante no mercado de trabalho.
É fundamental a auto-confiança dos alunos?
A auto-confiança é resultado da atuação de um professor ético, que aceita e respeita os erros dos alunos. Mais que isso, que cria em sala de aula uma atmosfera de amizade, confiança e parceria. Os alunos se tornam parceiros no aprendizado de um idioma, e com o professor irão buscar crescer juntos.
Fofocas e confidências em Inglês fazem sucesso?
Tudo que vai ao encontro do interesse dos alunos faz sucesso em sala de aula. Isso vai depender do “feeling” do professor em perceber o que está acontecendo na vida dos alunos, do que eles gostam, o que fazem, onde vão, o que comem… Por exemplo, trazer uma música atual da banda preferida dos adolescentes é tiro certo! Eles se envolverão em qualquer atividade que faça sentido, que traga motivação. Nossa metodologia faz isso com eficiência. Os materiais foram desenvolvidos levando em conta cada faixa etária e seus interesses.
Como é ser professora de idiomas?
Sempre busquei um ensino de idiomas voltado para a sociedade como um todo. Por isso, com o CNA, buscamos ações sociais para levar o ensino além da sala de aula. Em 2005, em parceria com o Governo do Estado, participaremos do Projeto Escola da Família e levaremos nossas aulas para jovens de escolas estaduais. Nossa atuação na área de ensino de língua estrangeira nos permitiu firmar acordo com a Secretaria de Educação para integração no programa.
Quais cursos são oferecidos?
Cursos de Inglês e Espanhol, dentro de uma metodologia própria que é denominada de Metodologia Comunicativa. Nesta abordagem o aluno utiliza o idioma como ferramenta para estabelecer um diálogo, uma conversa, e desta forma o aprendizado flui naturalmente; as estruturas da língua são assimiladas num contexto.
Quais os diferenciais da escola?
O CNA oferece um ambiente propício para o aprendizado do Inglês e Espanhol. O nosso aluno pode utilizar o laboratório de multimídia com Internet, participar das sessões de filmes e músicas semanais, se inscrever no Clube de Conversação (CCC), ou ainda levar para casa revistas, DVDs e livros para não perder o contato com a língua. Existe também o American Camp, que é uma viagem nas proximidades da escola para que alunos e professores possam praticar o idioma amplamente em situações reais durante o passeio.
Até o momento o CNA premiou mais de 1500 alunos com viagens ao exterior.
Para este ano de 2005, preparamos uma campanha que levará 25 alunos de kids e teens para a Disney com acompanhante. É muito importante que os alunos sintam-se bem e motivados a aprender. O CNA sabe que quanto mais ele se comunicar no idioma, maiores suas chances de sucesso!