A secretária Municipal de Educação, Sônia Irene do Carmo, recebeu no Rio de Janeiro, o prêmio “Melhores Secretárias e Secretários Estaduais e Municipais do Brasil”, conferido pela revista Leia Hoje On-Line pelo excelente desempenho da Secretaria de Educação junto a comunidade, durante o período de 1º de março de 2003 e 30 de janeiro de 2004.
A avaliação da secretária foi possível mediante uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Leia Hoje On-Line, que verificou a situação de Secretaria da Educação nos Ministérios, governos estaduais, tribunais competentes, Ministério Público, Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais.
Foram avaliados os itens desempenho administrativo, crescimento no setor, acesso político, prestação de contas, relações com a comunidade, índice de aprovação e índice de rejeição.
Entre os critérios para conceder o prêmio, a Revista Leia Hoje convida somente as secretarias que estão sem pendências fiscais com os tribunais de contas da União, do Estado, Municipal e Conselhos Estaduais.
O evento ainda ofereceu cursos para os titulares das pastas como uma palestra com o Dr. Roberto Fendtz, ex-vice-presidente do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas e outra com o professor Marco Iten, da Universidade de São Paulo.
“Foi uma agradável surpresa ter sido contemplada com esse prêmio. Temos nos esforçado para realizar uma boa gestão da Secretaria de Educação, fundamentada em três grandes princípios: a gestão democrática, a qualidade social da educação e a escola inclusiva. Nesse sentido, implantamos inúmeros projetos, pioneiros no Estado de São Paulo, como o projeto da Escola Interativa (ensino fundamental de nove anos), antecipando uma orientação do MEC, e a Escola do Campo, que se tornou uma referência nacional para o ensino das crianças e adolescentes da zona rural. Investimos maciçamente na formação continuada de professores e educadores de modo geral, e estamos na expectativa da Instalação do Centro de Formação Continuada, prevista para breve”, conta entusiasmada a secretária Sônia Irene.
Ela ainda comenta que a Educação, em Araraquara, tem priorizado a alfabetização e a oportunidade para as pessoas concluírem ou dar continuidade aos estudos. “Promovemos o Movimento de Alfabetização de Araraquara – o MOVA, criamos os Cursinhos Populares, e o projeto da Mãe Trabalhadora, nos CERs, entre tantos outros.”
“O prêmio recebido representa, portanto, o reconhecimento de um trabalho que não é apenas da secretária, mas que resulta da conjugação de esforços de toda a equipe da Secretaria, extensiva às equipes escolares, além da colaboração efetiva das demais Secretarias da Prefeitura e o apoio integral do Prefeito Edinho Silva,” finaliza Sônia.