Retorno dos alunos às atividades aconteceu nesta sexta (24)
O secretário Municipal de Educação, Fernando Diana, esteve na manhã desta sexta-feira (24) no Centro de Educação e Recreação Jacomina Filippe Sambiase, acompanhado da coordenadora executiva da Educação Básica, Cláudia Haddad, para verificar o retorno dos alunos da educação infantil do período integral às atividades escolares. Os demais alunos retornam às salas de aula no início de fevereiro.
Fernando ressalta a importância de visitas como esta. “A ideia é a Secretaria Municipal de Educação estar mais presente nas unidades escolares, acompanhando e dialogando, que são os compromissos dessa nova gestão”. A diretora do CER Jacomina, Silvia Angela Pelicolla Galli, considera “muito importante essa visita porque nos traz confiança e segurança nessa parceria vindo da Secretaria. Assim, podemos colocar as verdadeiras demandas e solicitações da nossa comunidade, que precisa muito do nosso trabalho”.
A expectativa para o ano letivo, segundo a diretora, é boa. “Esperamos que o nosso atendimento aumente, e que as crianças venham para a escola. A educação infantil é a base de toda a vida escolar de um indivíduo”, conclui.
Fernando Diana também destaca a preparação dos locais de ensino para o início das atividades. “Desejamos um ótimo ano letivo a todos. Quero tranquilizar todos os pais, porque a Secretaria Municipal de Educação não mediu esforços para organizar e preparar a rede para o ano letivo que começa hoje”.
Todos os espaços educacionais da rede municipal estão passando por limpeza, capina e reparos gerais.
Combate à dengue
O secretário está atento à situação da dengue no município e ciente de que a Educação também participa dos esforços no combate à transmissão. “O trabalho da dengue tem que envolver toda a comunidade, e isso consta na nossa pauta de reunião com as equipes gestoras. Vamos retomar as brigadas da dengue, e fazer um acompanhamento sobre possíveis focos e eliminação dos mesmos dentro dos equipamentos escolares”.
Também se sabe que a baixa cobertura vacinal das crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos é um ponto de atenção. Questionado se as escolas podem passar a ser pontos de vacinação, Fernando Diana não descarta a ideia. “É uma possibilidade. Temos agenda com a Secretaria da Saúde e podemos conversar sobre isso, abrir as nossas unidades escolares para serem espaços de vacinação”.
(ANDRÉ LUIZ LOURENÇO – COORDENADOR EXECUTIVO DE COMUNICAÇÃO – SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)