Se os padres toparem…vai dar samba!

Adianta transformar o púlpito em palanque eleitoral? Sem partidarismo, claro que a politização é muito interessante. Um povo educado, bem informado pode escolher melhor e fortalecer a democracia. Mas, afora as palavras de ordem ou tendência em favor desta ou daquela corrente vale colocar as mãos na massa. É o que está fazendo a Arquidiocese de São Paulo, num convite direto e forte aos padres visando uma ação de inclusão de irmãos-trabalhadores, os sem-emprego e com auto-estima debilitada. Os padres têm força e podem catalizar apoio de homens e mulheres de boa vontade, com espírito de cidadania. Não devemos esperar o milagre deste ou do próximo governo. É hora de fazer e a feira proposta pelo arcebispo é brilhante. A igreja sai na frente e, a propósito, que é essa igreja? Senhores padres, liderem e busquem apoio fraternal de outros pastores lembrando a pregação de João XXIII: ecumenismo! Podemos, fazendo parte dessa igreja viva, batalhar para debelar o mal da região: falta de emprego, escassez de dinheiro e um mar de problemas sociais. Mais amor, menos violência.

Feira de Quem Faz

A feira marca a concretização da primeira etapa do ambicioso projeto de cunho social. Consiste num espaço comercial, com infra-estrutura adequada, onde mais de 80 profissionais desempregados ou subempregados e algumas instituições expõem e vendem serviços e produtos fabricados por eles próprios ou por seus familiares. Revenda de produtos ou de serviços de terceiros são proibidas.

Mais que proporcionar oportunidade de ganhos imediatos aos expositores, a iniciativa visa a formar e habilitar empresarialmente os participantes e oferecer-lhes uma oportunidade concreta de realização profissional.

Treinamento e fiscalização constantes vão garantir que os produtos e serviços comercializados obedeçam a rigorosos padrões de qualidade exigidos pelo mercado.

Cada expositor terá direito à ocupação do espaço de 1 a 24 meses, pagando apenas os custos de manutenção (condomínio, água e luz). Após, será substituído por outro candidato da lista de espera.

Os custos para reforma do prédio e instalação do shopping Feira de Quem Faz ultrapassaram 1,5 milhão. Foram bancados pela Conferência Episcopal Italiana (63%), Mitra Diocesana de São Paulo, paróquias e congregações religiosas (26%) e o restante por empresários.

Fazer agora

O projeto da capital prevê ação semelhante para outras grandes cidades. Só que a região de Araraquara não precisa esperar.

Quem sabe faz a hora… não espera acontecer!

A feira em questão será inaugurada terça-feira (12), às 15 horas, à Rua José Bonifácio, 107, Centro de São Paulo.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avançam as obras no Estádio do Botânico

Mais de 18 mil pessoas atendidas no CMS do Jardim América serão beneficiadas com obras em andamento

Podcast marca Setembro Amarelo na TV Câmara

Home care e a insegurança jurídica entre planos de saúde e pacientes

Daae informa sobre interrupção de fornecimento de água

CATEGORIAS