Realizado na Hemodinâmica da instituição, o procedimento minimamente invasivo é uma alternativa segura à cirurgia cardíaca convencional aos pacientes
A Santa Casa de Misericórdia de Araraquara realizou, no dia 04 de agosto, mais um procedimento de Implante Transcateter de Prótese Valvar Aórtica (TAVI), técnica indicada para o tratamento da estenose valvar aórtica severa, uma doença caracterizada pelo estreitamento da válvula aórtica, que dificulta a passagem do sangue do coração para o restante do organismo.
O procedimento foi realizado na Hemodinâmica da instituição e a técnica permite a desobstrução da válvula comprometida, através do implante de um stent, por meio de cateteres. Dessa forma, o TAVI proporciona uma recuperação mais rápida e menos traumática ao paciente.
A intervenção foi conduzida pelos médicos Dr. Alberto C. Cervone, hemodinamicista especializado no tratamento de cardiopatias estruturais do Instituto Dante Pazzanese; pelo Dr. David Chakur Brum, hemodinamicista da Santa Casa de Araraquara; Dr. Yuri Brasil, hemodinamicista da instituição; Dr. Eduardo Dalaqua, cirurgião vascular da Santa Casa de Araraquara; e Dra. Júlia Romani, ecocardiografista da instituição.
O procedimento contou ainda com a atuação da equipe de enfermagem, composta pela enfermeira Sara Almeida e pelos técnicos de enfermagem Verônica Evangelista, Maira Bergamo e Fábio Henrique da Silva, responsáveis pela assistência ao paciente durante toda a intervenção.
A realização de mais um procedimento de TAVI evidencia a capacidade técnica da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara na oferta de tratamentos cardiovasculares de alta complexidade, ampliando o acesso da população a tecnologias modernas e menos invasivas. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a excelência assistencial, a inovação e a segurança dos pacientes, consolidando a Hemodinâmica como referência regional na realização de procedimentos cardiovasculares especializados aos pacientes dos 24 municípios que compõem o DRS III (Departamento Regional de Saúde).
(Santa Casa de Misericórdia de Araraquara)