O procedimento foi realizado pela primeira vez pelo SUS
A Santa Casa de Misericórdia de Araraquara realizou através do setor da Hemodinâmica, o procedimento de correção endovascular de aneurisma de aorta abdominal complexo, na segunda-feira (14).
Este procedimento foi realizado pela primeira vez através do SUS (Sistema Único de Saúde) no setor de Hemodinâmica, este procedimento não é habitual na rotina do setor, por ser considerado mais complexo.
O cirurgião vascular, o médico Nicolas Fernando Rocha, conta como foi realizado esse procedimento e o grau de importância por ter feito esse procedimento pela primeira vez pela Hemodinâmica. “A rotina da hemodinâmica são os aneurismas focais, sem acometimento de ramos viscerais, sendo considerados “aneurismas padrões”, com complexidade inferior quando comparados aos aneurismas que acometem vasos viscerais, sendo estes os aneurismas complexos. Para o caso em questão, foram feitas ramificações para as arteriais viscerais do abdome, além da endoprotese de aorta abdominal. Um caso que foge do habitual na Santa Casa consequentemente uma técnica refinada, mais apurada, que exigiu um preparo maior da equipe. É a 1° vez que estamos nos propondo a corrigir essa situação, de modo geral a gente vê esse tipo de correção ocorrer no Hospital das Clínicas em Centros Universitários e hospitais de referência, sendo inovador para a própria
Santa Casa de Araraquara, como também pela DRS III/RAS 18. A cirurgia começou e terminou bem, o paciente segue aos cuidados da UTI, pois foi uma cirurgia complexa”, finaliza o Dr. Nicolas Fernando Rocha”, finaliza o Dr. Nicolas Fernando Rocha.
A cirurgia durou em torno de 7 horas e 30 min e contou com a presença dos médicos vasculares Dr. Eduardo De Lucca Dal’Acqua, Dr. César Augusto Cherubim, Dr. Alexandre Colmanetti, Dr. Nicolas Fernando Rocha, Dr. Marcus Aguiar. Auxiliaram os residentes da cirurgia geral: Dr. Thiago Fernandes de Lacerda e Dra. Maria Beatriz Orru, a equipe de anestesia os médicos Dr. Fernando Scabello, Dr. Fernando Amaral e o Dr. Guilherme Bergara.
(Santa Casa de Araraquara)