Encerrada recentemente em São Paulo, a SAE Brasil 2001, uma realização da Society of Automotive Engineers, reeditou o sucesso das edições anteriores, tendo como evento principal o 10º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade.
Com 85 estandes de representantes da indústria automotiva e aerospacial, entre eles a General Motors, Volkswagen, Daimler-Chrysler, Ford, Fiat, Sachs e Embraer, a SAE Brasil promoveu 181 seminários técnicos, além de uma programação de foruns e palestras especiais. Dentre esses, o de "Testes Acelerados para Materiais de Fricção de Embreagem", apresentado por Ivan R.S. Gregori, da Sachs Automotive Brasil Ltda.
No estande da Sachs a grande novidade foi o Conact, sistema eletrônico-pneumático de acionamento da embreagem de caminhão conectado diretamente ao rolamento do platô. Tem a vantagem de ser uma peça única, sendo ligada ao platô dentro da caixa seca. Esse sistema ainda não é fabricado no Brasil.
A empresa ainda expôs cilindros mestre e escravo (do acionamento hidráulico), novo produto para linha leve e que visa o próximo lançamento de uma grande montadora. Esse sistema elimina o tradicional cabo de aço e possui maior eficiência. Outro produto de alta tecnologia apresentando na SAE Brasil foi a embreagem auto ajustável para veículos de passageiros. Trata-se de um sistema mecânico que compensa o desgaste do disco.
Também foram expostos volantes de dupla inércia MTD (linha leve) e ZMS (ônibus e caminhões), embreagem de 15,5" para caminhão (utilizadas em caminhões de grande porte na Europa), embreagem do Audi A4, embreagens de 430 mm de diâmetro (produzidas e fornecidas pela Sachs Brasil à DaimlerChrysler e Volvo) e embreagens produzidas pela empresa para equipes da Fórmula-1.