A Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Araraquara, dirigida pelo jornalista Valdizar Pinto do Carmo, traz à lume uma edição ricamente elaborada e patrocinada por empresas-prestadoras de serviço público, enfocando obras e planos municipais agasalhados pela administração Edinho Silva-Sérgio Médici. No primeiro espaço, a presença popular e o orçamento participativo, num projeto considerado prioritário.
Os 212 delegados, escolhidos em plenárias regionais, compuseram o Fórum de Delegados do Orçamento Participativo com a finalidade de discutir problemas e reivindicações dos moradores nas áreas da saúde, educação, transporte, segurança e limpeza pública. Mais de 200 reuniões foram contabilizadas, com a presença de 5 mil pessoas, para construir uma rica experiência democrática.
Por isso, a repercussão do editorial do JA, da última edição, sobre o fim do vereador fazedor de média para ganhar a bênção do Executivo. Na mesma esteira, merece leitura o comentário assinado pelo vereador Carlos Nascimento (nesta página) afirmando, em síntese, que o representante do povo deve se reciclar e não entender o delegado do OP como adversário.
Efetivamente, ao invés de choro, cabe ao vereador o papel constitucional de fiscalizar os atos do Executivo e, nisso, pode ser insubstituível.
A relação vereador-povo se transformou e quem não percebeu, que pena…está perdendo o bonde da história representativa de Araraquara que tem páginas bonitas e inigualáveis.