Prefeitos, empresários, entidades, instituições e pessoas físicas de 26 municípios da região aderiram à criação de uma agência de desenvolvimento ou outro organismo que cuide de aspectos relacionados a uma nova filosofia de desenvolvimento, que propõe o avanço regional sem a dependência a governos e órgãos estatais.
A primeira reunião do grupo foi realizada sexta-feira (12), no auditório da Inepar Equipamentos e Montagens S/A. Na ocasião, integrantes de várias instituições falaram sobre a proposta para a região e sobre iniciativas de agências de desenvolvimento existentes no Brasil e em outros países.
Segundo o professor da Unesp – Araraquara, Sérgio Azevedo Fonseca, a partir dos anos 90 “os municípios passaram a enfrentar, de forma crescente, o desafio de implementar políticas públicas capazes de promover a geração de emprego e renda. Viram-se, no entanto, diante de dificuldades de duas ordens: das restrições orçamentárias, especialmente das advindas da Lei de Responsabilidade Fiscal, e das crescentes disputas pela atração de investimentos externos, alimentando o indesejável fenômeno conhecido como 'guerra fiscal'”. Os novos modelos, inclusive o conceito de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável – DLIS, incorporam “as perspectivas da articulação entre agentes e municípios, da promoção da cidadania e do avanço das condições sociais de vida e da responsabilidade para com o meio ambiente”.