Luís Felipe P. da Rocha (*)
Através do telefone 0300-78-0300 o contribuinte terá acesso ao atendente digitando, após a mensagem, o número 9. A ligação será cobrada a R$ 0,29/minuto se efetuada de telefone fixo e R$ 0,63/minuto se efetuada de telefone celular mais impostos.
Inicialmente planejado para funcionar somente no DDD 16 (Ribeirão Preto, Araraquara e Franca), o “Projeto Piloto Receitafone com Atendentes” já extrapolou sua idéia original e hoje atende os DDD 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, e 19.
Em parceria com a Embratel, a Receita Federal dispõe de 16 posições de atendimento (32 representantes, 2 supervisores, 1 gerente e 3 assistentes de treinamento) que funcionam de 8 às 20 horas, de segunda a sexta feira.
Todas as pessoas do projeto são formandos ou formados em Direito, Administração, Economia, Contabilidade ou áreas afins e receberam 70 horas de treinamento teórico e prático, ministrado no período de 18 a 29 de agosto, com instrutores da própria Receita Federal.
Os atendentes estão habilitados a solucionar dúvidas relativas aos assuntos disponíveis no atendimento automático do Receitafone e no Guia do Contribuinte na página da Internet da Secretaria da Receita Federal. Além disso, foram instruídos, em casos de dúvidas mais complexas, a encaminhar o contribuinte à página da Receita na Internet, à unidade de atendimento mais próxima ou à Ouvidoria do Ministério da Fazenda, se for o caso.
(*) É Delegado/DRF/Araraquara
(e-mail: Luis-Felipe.Rocha@receita.fazenda.gov.br)