O projeto “Ruas de Lazer e Cultura”, desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Esporte e Lazer, Cultura e Fundesport, em parceria com a Rádio Cultura, através do projeto Rádio Cidadania, levou na manhã do último domingo mais de 1.600 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos, ao Teatro de Arena na Vila Melhado. O projeto desenvolvido, agora contando com a parceria da Rádio Cultura, foi bem aceito no bairro. A Secretaria de Esportes levou diversões às crianças: cama elástica, piscina de bolinhas, futebol de caixão, vôlei adaptado, jogos de mesa, bambolê, peteca e o futebol de sabão. Participaram das brincadeiras cerca de 500 crianças. Já a Secretaria de Cultura teve participação com oficinas de circo, capoeira, dança e desenho livre, atividades que atraíram cerca de 350 crianças. Parceira com a Polícia Militar, participação da Cidade Mirim e o PROERD, arrastou quase 300 crianças para as brincadeiras educativas de trânsito. O Corpo de Bombeiros trabalhou na orientação para prevenir de acidentes domésticos. Dos 30 atendimentos da Liga Araraquarense de Combate ao Câncer, mais 3 casos de câncer de mama foram encontrados e encaminhados para início de tratamento.
Uniara
A UNIARA prestou assistência jurídica, com 12 encaminhamentos, enquanto a Enfermagem atendeu 120 pessoas para aferição de pressão arterial, e 3 pessoas foram encaminhados ao Pronto Socorro para serem medicadas. Cerca de 60 hipertensos foram encaminhados a Postos de Saúde para tratamento. A UNIARA, através da Biomedicina, efetuou testes de coagulação de sangue em 150 pessoas.
A Companhia Paulista de Força e Luz efetuou 73 atendimentos diversos em seu estande. O Posto de Atendimento ao Trabalhador recebeu 68 inscrições de desempregados, que a partir de agora aguardam colocação.
A Associação Protetora dos Animais efetuou 18 cadastros para castração de animais.
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, orientou 300 pessoas com dúvidas de como combater o Aedes Aegipty, o mosquito transmissor da dengue.
A UNESP esteve presente com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas, orientando 250 pessoas sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Foram distribuídos preservativos.
O Hospital de Olhos de Araraquara efetuou 150 exames de acuidade visual e pressão ocular. Foram constatadas 4 pessoas com glaucoma, que desconheciam o problema. Foram encaminhadas para consulta, agendada no próprio hospital.
O prefeito Edinho Silva compareceu e acompanhou os trabalhos realizados pelas secretarias. O secretário municipal de Esportes e Lazer, Everson Miguel Inforsato, e o coordenador municipal de Turismo e Serviço, Manoel de Araújo Sobrinho também estiveram presentes.
A Rádio Cultura continua com a sua dedicação à comunidade: Rádio-serviço.