N/A

Quinta-feira (19): FIDA começa oficialmente em Araraquara

Festival Internacional de Dança de Araraquara segue com programação gratuita até o próximo dia 29 com artistas de Araraquara, do país, e da França, Paraguay e Portugal

A programação do FIDA 2024 – Festival de Dança de Araraquara tem início na próxima quinta-feira (19) e segue até o dia 29 com diversas atividades gratuitas, realizadas pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

A programação terá início na tarde de quinta-feira, às 14h, na Secretaria Municipal de Educação (Sala Milton Santos) onde será lançado o curso de Licenciatura em Dança – curso EaD, realizado entre a Secretaria Municipal da Educação em parceria com a UFBA – Universidade Federal da Bahia.

O Curso de Licenciatura em Dança na Educação a Distância tem por objetivo formar o professor de dança para a Educação Básica e para outros espaços de ensino-aprendizagem da dança. Com 8 semestres, envolve: atividades formativas (obrigatórias e optativas), prática como componente curricular, e estágio curricular supervisionado, além de atividades complementares.

A diretora e curadora Gilsamara Moura conta que a implantação da Licenciatura EaD em Dança em Araraquara é uma luta de mais de 6 anos de negociações com os órgãos competentes. “Essa Licenciatura com polo em Araraquara coroa a cadeia de políticas públicas que vai da Semana do Sapateado, Dia Internacional da Dança, EMD Iracema Nogueira e Fida como políticas consolidadas para a Dança desde 2001. Um presente para Araraquara que espero seja bem recebido”.

Na quinta-feira também será realizada a abertura oficial do FIDA, às 20h, no Teatro Municipal, com a apresentação do espetáculo “Ancestralidade em Movimento”, com o Grupo de Dança Contemporânea da UFBA (GDC/UFBA). “Ancestralidade em Movimento” tem como referência as matrizes estéticas negro africanas na Bahia, em diálogo entre a tradição e a contemporaneidade. Esse contexto inspirador conjuga o passado com o presente e a reflexão sobre o futuro.

A programação segue até o dia 29 com diversas atividades, entre espetáculos, oficinas, conversas, mostra de Araraquara, homenagem e temas atuais. A diretora do FIDA explica que 2024 terá as emblemáticas cenas: indígena, preta, LGBTQIA++, Insolente. “O modo conceitual como que o FIDA tem se firmado, ganhou destaque em vários mercados internacionais de arte. O FIDA é um festival que traz pautas urgentes para a cena com dança”, pontua a diretora.

Programação

As atividades internacionais do FIDA contam com: Portugal (com o artista Pedro Vilela no espetáculo “Figueiredo”, na Sessão Maldita do dia 20, às 21h, no Teatro Municipal); Paraguay (com Alejandra Diaz na oficina “Balé Clássico Revisitado”, dia 24, às 19h, na EMD); e França (Cie. A Fleur de Peau – com oficina, dia 27, às 9h, na EMD; e espetáculo “Conférence Dansée”, dia 28, 20h, no Teatro Municipal).

Artistas das regiões Norte e Nordeste também participam do programa, como: Bruno Sousa e Wilson Junior, do Amazonas; Ângelo Santiago, Antrifo Sanches, Caroline Melo da Mota, Clênio Magalhães, Gilberto Santiago, Grupo de Dança Contemporânea da UFBA, Lucas de Gal, Maria Flor Guerreira Pataxó Txahá Xohã – todos da Bahia; e Ireno Junior (Plataforma Danças Que Temos Feito – Dqtf), Joana Maria e Mestre Naldinho, do Piauí. Vale destacar a participação da Aldeia Wassu (dia 21, 16h, no Sesc Araraquara).

Araraquara estará representada com a participação de diversos artistas, grupos e academias. A programação apresenta: a mostra das academias, escolas e grupos de dança de Araraquara e região, com organização de Beatriz Borghi (dia 21, 18h, no Teatro de Arena); o espetáculo “Transgressoras” e Bailinho com Grupo Embalanço e Estúdio Zambabem (dia 21, 21h, no Espaço arte Multicultural); o espetáculo “Ferrovias”, com Cia. Papapumpá (dia 22, 10h30, no Museu Ferroviário); o espetáculo “Bravun de Elebara”, com o Núcleo de Dança da EMD e a performance “ESPERAR CANSA”, com Viccy Ferrari (dia 24, 9h, na APAE). Destaque para Magda Silva e DJ Sol Negro, no encerramento (dia 29, a partir das 18h30 na Praça Pedro de Toledo).

Ainda, de Araraquara, foi selecionado por meio de edital o trabalho “Para dar o nome #pedra”, com as bailarinas Marineia Pereira da Silva e Tais Magnani e a atriz Patrícia Assunção (dia 22, 19h, no Teatro Municipal). Vale destacar que, na cidade de Matão, no próximo dia 18, na Casa Pipa, haverá o “Esquenta FIDA”, com a apresentação “Para dar o nome #pedra” (19h).

Oficinas 

As diversas oficinas de dança e de música serão oferecidas para o público em geral, assim como para os alunos da EMD. O público poderá participar das atividades, mediante inscrição prévia online pelo link: https://bit.ly/oficinasfida2024 .

São oferecidas 9 oficinas, sendo 8 de dança e 1 de música, com realização na: Escola Municipal de Dança, Casa SP Afro e Senac Araraquara. São elas: Oficina de Dança “Dançar as confluências do toque”, com Ireno Junior – em 2 locais: Senac Araraquara (dia 20) e Escola Municipal de Dança/EMD (dia 21, 23); Oficina de Música “Confluências Pretas”, com Ângelo Santiago, Gilberto Santiago, Caroline Melo da Mota e Lucas de Gal (na Casa SP Afro, dia 20); Oficina de Dança “Danças e confluências pretas” com elenco Grupo de Dança Contemporânea/UFBA (na Casa SP Afro, dias 21 e 22); Oficina de Dança “CoreoAção”, com Clênio Magalhães (BA/MG), na EMD (dias 24 e 25) e no Senac Araraquara (dia 25); Oficina de Dança “Balé Clássico Revisitado”, com Alejandra Díaz (na EMD, dia 24); Oficina de Dança “Boi de Quilombo”, com Wilson Junior (na EMD, dias 26 e 27); Oficina de Dança “FREVO: entre a ponta e o calcanhar”, com Bruno Souza (na EMD, dias 26 e 28); Oficina de Dança “De corpo a corpo – a transmissão”, com Denise Namura e Michael Bugdahn (na EMD, dia 27); e Oficina de Dança “Entre Rios e Florestas”, com Wilson Júnior (na EMD, dia 28).

Programação do FIDA 2024:

–  18/09 (quarta-feira)

19h: Esquenta FIDA! – Apresentação do trabalho selecionado do Edital Municipal Transartístico de Araraquara – “Para dar o nome #pedra”

Local: Casa PIPA – Matão (Entrada pelo Rua Vicente Russo – Azul Ville, Matão – SP)

–  19/09 (quinta-feira)

14h às 16h: Lançamento da Licenciatura em Dança (EaD/UFBA)

Encontro com Escolas, Grupos, Professoras de Artes e Artistas locais, com Antrifo Sanches e Gilsamara Moura (coordenadores EaD/UFBA)

Local: Secretaria Municipal de Educação (Sala Milton Santos) – Av. Vicente Jeronimo Freire, 22 – Vila Xavier

20h: Abertura com o espetáculo “Ancestralidade em Movimento”, com Grupo de Dança Contemporânea (GDC/UFBA)

Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)

– 20/09 (sexta-feira)

10h às 12h: Oficina de Dança “Dançar as confluências do toque”, com Ireno Junior, Plataforma Danças Que Temos Feito – Dqtf (PI)

Local: Senac Araraquara (Rua João Gurgel, 1935 – Carmo)

10 às 12h: Oficina de Música “Confluências Pretas”, com Ângelo Santiago, Gilberto Santiago, Caroline Melo da Mota e Lucas de Gal (BA)

Local: Casa SP Afro Brasil Oswaldo da Silva – Bogé (Av. Paulo da Silveira Ferraz, n° 1195 – Vila Xavier)

20h: Espetáculo “Estrangeiro”, com Antrifo Sanches (BA)

+

Sessão Maldita

21h: Espetáculo “Figueiredo”, com Pedro Vilela (Portugal/Brasil)

Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)

–  21/09 (sábado)

10h às 12h: Oficina de Dança “Danças e confluências pretas”, com elenco GDC/UFBA (BA)

Local: Casa SP Afro Brasil Oswaldo da Silva – Bogé (Av. Paulo da Silveira Ferraz, n° 1195 – Vila Xavier)

13h às 15h: Oficina de Dança “Dançar as confluências do toque”, com Ireno Junior (PI) – Para o núcleo da escola municipal de dança e público geral

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier

16h: “TORÉ”, com Aldeia Wassu

Local: Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)

18h: Fala sobre o Curso de Licenciatura em Dança (EaD-UFBA), com Antrifo Sanches (BA) e Gilsamara Moura (SP/BA)

+

Mostra das Escolas, Academias e Grupos de Dança de Araraquara e região

Organização: Beatriz Borghi

Local: Teatro de Arena Prefeito Benedito de Oliveira (Av. Adhemar Pereira de Barros, s/nº – Melhado)

Sessão Maldita

21h: Espetáculo “Transgressoras – sobre muros invisíveis”

+

Festa: Bailinho com Grupo Embalanço em parceria com Studio Zambabem

Local: Rua Itália, 1934 – Centro

–  22/09 (domingo)

10h às 12h: Oficina de Dança “Danças e confluências pretas” com Elenco GDC/UFBA (BA)

Local: Casa SP Afro Brasil Oswaldo da Silva – Bogé (Av. Paulo da Silveira Ferraz, n° 1195 – Vila Xavier)

10h30: Espetáculo “FerroVias” com Cia. Papapumpá

Local: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo (Rua Antonio Prado, s/n° – Centro)

19h: Espetáculo “Um pano na boca” com Ireno Junior (PI)

+

Espetáculo Selecionado no Edital Municipal “Para dar o nome #pedra”

Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)

– 23/09 (segunda-feira)

9h às 11h20: Oficina de Dança “Dançar as confluências do toque”, com Ireno Junior (PI)

+

13h40 às 15h20: Oficina de Dança “Dançar as confluências do toque”, com Ireno Junior (PI)

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier

19h: “Homenagem a Nego Bispo”, com Joana Maria e Mestre Naldinho (PI) e docentes da UNESP, com Mediação: Ireno Júnior (PI)

+

Espetáculo “Bravun de Elebara” – Núcleo de Dança (EMD)

Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)

–   24/09 (terça-feira)

9h: Performance “ESPERAR CANSA”, com Viccy Ferrari – Grupo CABEÇÃO_cansado (apoiado pela Lei Paulo Gustavo – LPG)

Local: APAE – Av. Cientista Frederico de Marco, 750 – Jardim Cristo Rei (Vila Xavier)

13h40 às 15h20: Oficina de Dança “CoreoAção”, com Clênio Magalhães (BA/MG)

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier

19h: Conversa e cortejo “Semeando em Confluência com outros mundos”, com Maria Flor Guerreira Pataxó Txahá Xohã (BA), com mediação: Douglas Emilio

Local: UNESP Araraquara (Rod. Araraquara Jaú, km 1)

19h às 21h: Oficina de Dança “Balé Clássico Revisitado”, com Alejandra Díaz (Paraguay)

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier

–  25/09 (quarta-feira)

09h às 11h20: Oficina de Dança “CoreoAção”, com Clênio Magalhães (BA/MG)

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier

14h às 16h: Oficina de Dança “CoreoAção”, com Clênio Magalhães (BA/MG)

Local: Senac Araraquara (Rua João Gurgel, 1935 – Carmo)

14h às 15h: Conversa “Semeando em Confluência com outros mundos”, com Maria Flor Guerreira Pataxó (BA) + Mediação: Douglas Emilio

+

19h: Lançamento do LIVRO – “CoreoAção: propostas criativas para a sustentabilidade do corpo em movimento”, com Clênio Magalhães (BA/MG)

+

20h: Espetáculo “Cabocla Jurema”, com Bruno Sousa (AM)

+

20h: Conversa “Semeando em Confluência com outros mundos”, com Maria Florguerreira Pataxó (BA) + Mediação: Douglas Emilio

Local: Instituto Federal de Araraquara (IFSP) – Rua Doutor Aldo Benedito Pierri, 250 – Jardim Paulo Freire

–   26/09 (quinta-feira)

09h às 11h20: Oficina de dança “Boi de Quilombo”, com Wilson Junior (AM)

+

13h40 às 15h20: Oficina de dança “FREVO: entre a ponta e o calcanhar”, com Bruno Souza (AM)

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier

20h: Conferência Performativa “INSOLENTE: o sentimento de que tudo é possível” (Grupo Gestus)

Compartilhamento do Resultado da Residência Artística de Criação “INSOLENTE” 2024 – CASA AWETÉ KATU, apoio Grupo Gestus e UFBA, realização Iberescena /Funarte /Ministério da Cultura /Governo Federal, com Gilsamara Moura (Brasil), Alejandra Díaz (Paraguay), Brenda Urbina Bolaños (México)

Local: Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)

–  27/09 (sexta-feira)

9h às 11h20: Oficina de dança “De corpo a corpo – a transmissão”, com Denise Namura e Michael Bugdahn (França)

+

13h40 às 15h20: Oficina de dança “Boi de Quilombo”, com Wilson Junior (AM)

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier

15h: Conversa “Semeando em Confluência com outros mundos”, com Com Maria Flor Guerreira Txahá Xohã Pataxó – Grupo: Comitê Indígena Mineiro (CIM)

Local: Fundação C.A.S.A

19h: Espetáculo “Nas Encruzilhadas do Samba”, com Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira” (EMD)

Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)

28/09 (sábado)

13h às 14h30: Oficina de dança “FREVO – entre a ponta e o calcanhar”, com Bruno Souza (AM)

+

14h30 às 16h: Oficina de dança “Entre Rios e Florestas”, com Wilson Júnior (AM)

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier

20h: Performance “Cabocla Jurema”, com Bruno Souza (AM)

+

Espetáculo “Conférence Dansée”, com Denise Namura e Michael Bugdahn – Cie. A Fleur de Peau (França)

Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)

–  29/09 (domingo)

17h: “Semeando em Confluência com outros mundos – Tempo de retomada” com Trudruá Dorrico (RO) e Maria Flor Guerreira Txahá Xohã Pataxó – Grupo: Comitê Indígena Mineiro (CIM) e Mediação: Gilsamara Moura

+

18h30: Performance “A última fronteira – Ashaninka”, com Bruno Souza (AM)

+

Aulão de Forró, com Magda Silva

+

20h: Festa de encerramento “Danças e Confluências”, com DJ Sol Negro

Local: Praça Pedro de Toledo (Av. Portugal, entre as ruas Carlos Gomes e Itália / ruas 6 e 7 – Centro)

Grátis

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Oficina “Dobrando e encantando”, neste sábado no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro infantil neste sábado no Sesc Araraquara

Conhecendo uma aula de Movimento Consciente, neste domingo no Sesc Araraquara

Xadrez para todas as pessoas neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS