Depois de ser o segundo município brasileiro a assinar o Termo de Adesão do Bolsa Família, cumprir as determinações e prazos estabelecidos pelo Governo Federal para migração dos cadastros do bolsa-escola para o bolsa família, recadastrar toda a base dos beneficiários e ainda , enviar ao Ministério de Desenvolvimento Social os cadastros das famílias que estão esperando aprovação, Américo Brasiliense está sendo citado pelo MDS como exemplo a ser seguido pelos municípios que ainda não cumpriram as exigências.
Em função desse cumprimento do cronograma, a Prefeitura de Américo recebeu do Governo Federal repasse de R$ 3.516,00 referente aos cadastros já migrados.
Fonte
Várias cidades têm procurado o Departamento de Promoção Social em busca de orientações e treinamento para seus agentes da área social. Segundo informações da diretora de Promoção Social de Américo, Izilda Del Vecchio, o Departamento cumpriu as metas “graças ao empenho e dedicação dos funcionários e agora é uma satisfação poder colaborar com nossos vizinhos. Essa, inclusive é a determinação da prefeita Neusa Dótoli”.
A diretora Izilda, afeita às ações voltadas à promoção da comunidade-alvo, já recebeu técnicos de Ibitinga e Boa Esperança do Sul para treinamento. Outros municípios foram orientados por telefone “e, com certeza estamos à disposição dos que precisarem”, completou Izilda.
Pelo social
A prioridade determinada pela prefeita Neusa é coerente com a situação das famílias, em grande número, em todos os municípios que se baseiam na monocultura.
Em época de escassez, isto é, após as safras da cana e laranja é fundamental o apoio e, como rotina, promover ações para elevar a auto-estima dessa gente que tem direito a respirar sem pressão. É notável a sensibilidade da prefeita Neusa, da diretora Izilda e da presidente Beste, além de outras pessoas colaboradoras de querida Américo Brasiliense.