Desafio Literário II encerra primeira fase com exposição de contos, fábulas, HQs e poesias; expansão da iniciativa para novas escolas está prevista para 2026
Mais de mil estudantes da rede municipal de Araraquara (SP) se tornaram protagonistas de suas próprias histórias neste mês de dezembro, celebrando o aprendizado e a criatividade com produções literárias autorais. O encerramento da primeira etapa do projeto Desafio Literário II foi marcado por uma exposição nas escolas EMEF Caic Prefeito Rubens Cruz e EMEF Vereador Edmilson de Nola Sá, revelando o resultado de um semestre focado no incentivo à leitura e à escrita criativa.
A iniciativa, viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio da Cutrale, trabalhou oficinas literárias personalizadas para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi proporcionar experiências significativas com a leitura e fortalecer a educação pública de forma lúdica e humana.
Ao longo do segundo semestre de 2025, as crianças e adolescentes mergulharam em gêneros literários específicos para cada faixa etária – 1º Ano: contos de fadas; 2º Ano: fábulas; 3º Ano: histórias em quadrinhos; 4º Ano: poesias e poemas; 5º Ano: textos informativos. Todos os trabalhos resultantes dessas oficinas foram apresentados à comunidade, familiares e educadores na exposição de encerramento.
Impacto na sala de aula
Para quem vivenciou o projeto, o resultado vai além do papel. “Achei que o projeto ajudou muito em nosso aprendizado, deixando nossa imaginação ir além. Aprendemos mais sobre os livros e melhoramos a escrita”, relata Laysla Soglia, uma das participantes.
A visão é compartilhada por Débora Regina dos Reis, mãe de uma das alunas da iniciativa. Ela destaca que a ação ajuda os jovens a terem mais foco. “É um projeto que abre portas para o aprendizado e torna os alunos adultos melhores”, afirma.
Júlia Berwerth, produtora executiva da Dua Produções, responsável pelo projeto, reforça o compromisso com a formação cidadã e o vínculo entre escola e comunidade. “Finalizamos a primeira etapa com duas escolas e, para o próximo ano, seguiremos com outras instituições”, explica. Outras quatro escolas da rede municipal foram selecionadas para o primeiro semestre de 2026. Mais mil alunos serão impactados.
(Dua Produções – Thaís Campos)

