Projeto de Educação Ambiental desenvolvido em CER da zona norte é finalista do Prêmio Periferia Viva

Premiação realizada do governo federal destacou iniciativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade desenvolvida no CER “Professor José Ênio Casalecchiˮ

O Projeto de Educação Ambiental Ação de Sensibilização e Conscientização de Enfrentamento ao Descarte Irregular de Resíduos no Entorno do Centro de Educação e Recreação (CER) “Professor José Ênio Casalecchiˮ, realizado durante o ano de 2024, na zona norte de Araraquara, é um dos finalistas da 2ª edição do Prêmio Periferia Viva, promovido pelo Ministérios da Cidade do governo federal.

A iniciativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizada em parceria com as Secretarias Municipais da Educação, Obras e Serviços Públicos, Cultura, Comunicação e de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, ficou na 26ª posição como finalista e teve sua inscrição classificada, de 178 iniciativas selecionadas entre aproximadamente 2 mil projetos inscritos.

O Prêmio Periferia Viva é uma iniciativa do Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Periferias, e tem como objetivo reconhecer, valorizar, potencializar e premiar iniciativas populares, de assessorias técnicas e de entes públicos governamentais que estejam em andamento, e que promovem enfrentamento da desigualdade socioespacial e a potencialização e transformação dos territórios periféricos.

Com o tema “Periferia Viva é Periferia Sem Risco”, a premiação traz a reflexão sobre a urgência das crises climáticas e a importância das ações que minimizem os riscos socioambientais. 

Neste sentido e contexto, o Projeto de Educação Ambiental Ação de Sensibilização e Conscientização de Enfrentamento ao Descarte Irregular de Resíduos no Entorno do Centro de Educação e Recreação (CER) “Professor José Ênio Casalecchiˮ proporcionou melhorias significativas no entorno da unidade de educação infantil, localizada no Parque Residencial Laura Molina, região do Valle Verde, e com reflexos muito positivos na zona norte, de acordo com avaliação dos envolvidos no projeto.

“Percebemos uma menor deposição irregular de resíduos no entorno da nossa unidade escolar”, avalia Fábio Mahal, diretor do CER.

A coordenadora pedagógica da unidade, Esi Tulani, comemorou o resultado do prêmio. “Não esperávamos ser classificados. Diante de tantas iniciativas belas e empoderadas, é uma honra ter este resultado”, disse.

Já Leonardo de Araújo Neto, engenheiro da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, enfatiza a importância da realização do programa em parceria com várias Secretarias do município “Sem esta ação conjunta, o resultado não teria acontecido”, avalia ele.

Também para o gerente de Educação Ambiental da Secretaria, Valter Iost, a ação conjunta, envolvendo diferentes áreas do governo, colaborou com o sucesso da iniciativa.

“Todas as secretarias do município estão de parabéns. Foi o único projeto classificado que tinha no título a Educação Ambiental, e isso é muito gratificante para todos nós. Gratidão à comunidade e também à Cooperativa Sol Nascente que acreditaram no projeto e participaram com tanta dedicação”, ressaltou Iost.

Entre as atividades desenvolvidas no decorrer do projeto, se destacam a confecção pelas crianças do CER de instrumentos musicais com materiais recicláveis, a entrega à comunidade escolar de materiais educativos elaborados pelo DAAE com todas as informações sobre a destinação correta dos resíduos, a promoção de grafitagem dos muros da unidade, a partir de parceria com o Sesc Araraquara, artistas urbanos e comunidade; a intensificação dos trabalhos de limpeza dos terrenos do entorno pelas equipes de Obras, a instalação de câmera de videomonitoramento no entorno do CER para coibir descarte irregular, o plantio de mudas em frente à escola, a implantação do projeto Bacia Hidrográfica Local e do programa O Rio Começa Aqui, idealizado pela Diretoria de Resíduos Sólidos e Proteção de Recursos Hídricos do Daae, além da produção do jornalzinho do Zé Ênio, reunindo todas essas ações.

A cerimônia de premiação da 2ª edição do Prêmio Periferia Viva deve ocorrer em novembro, em Brasília. 

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

No Paulista Feminino Sub-17, AFE disputa 1º duelo da semi

Escola Municipal de Dança presente na programação da FliSol 2024

FliSolzinha no Teatro Municipal: quinta (07) tem programação infantil na FliSol

Quarta (06): com ingressos esgotados, FliSol tem Nando Reis na abertura com abordagem de literatura e lançamento de livro 

Santa Casa de Araraquara abre vagas para enfermeiro assistencial

CATEGORIAS