Eunice Carvalho Dias, indicada pela Sarah Coelho para ser destaque da página Gente, fez a Escola de Belas Artes Araraquara (3 anos), Escola Belas Artes São Paulo (1 ano) e 1 ano Curso de Mestria em Desenho Técnico, Trabalhos Manuais e Economia Doméstica. A professora homenageada dá informações sobre sua vocação.
JA- Por que ser professora?
E.C.D. – Sou professora por vocação. Assim fiz os cursos para me aperfeiçoar, adquirindo conhecimentos necessários para bem desenvolver minhas atividades. Reciclando sempre para acompanhar as mudanças que ocorreram durante meu magistério. Posso dizer que sempre fui apaixonada por ensinar.
Área de desenho…?
Na verdade quando criança desenhava muito bem, (se) minha mãe guardava meus desenhos é porque era uma aptidão (sem eu saber).
Guardo os desenhos até dos meus alunos (vocês viram no Jornal de Araraquara, de novembro, a exposição dos trabalhos no Espaço Cultural Paulo Mascia).
A pintura exige conhecimento sobre desenho?
Para pintar é só ter vontade, não precisa saber desenhar.
Qual o retorno da pintura.
Além de lenitivo é também um hobby.
Uma experiência marcante.
Quando lecionei na E.E. Ministro Costa Manso, em São Paulo, descobri um aluno que fazia histórias em quadrinhos, usando a Mônica e o Cebolinha. Levei-o à Folha de São Paulo para conhecer o Maurício e apresentar seus trabalhos.
As escolas percorridas.
Comecei como substituta da Escola Industrial, em 1960; na E.E. Bento de Abreu, em 1965; E.E. Ministro Costa Manso (SP), E. Técnica Guaraci Silveira (SP). Voltei para Araraquara, em 1983. Passei por várias escolas, voltei para E.E. Bento de Abreu até 1991. Aposentada, quis parar mas não consegui, continuei até dezembro de 2004. Agora sim, parei de ensinar as maravilhas que aprendi e vi na Europa, mas, continuo trabalhando fora da escola pública.
Uma diferença na arte de ensinar.
Muita diferença do século passado… hoje, os alunos gostam de aprender com apoio de vídeos, internet. O professor precisa sempre se atualizar, hoje é orientador.
Atualmente como mantém sua vida saudável?
Quando estudante, era atleta, participava dos jogos regionais, agora faça hidro e vôlei, alimentação rica em frutas, verduras e legumes.
Como manter os amigos?
Sou ótima em reconhecer pessoas, não nomes, mas imaginem reconhecer os alunos. Tenho vários amigos, para estar bem com a vida, são necessários 12 abraços amigos por dia.
Falar o perfil da mulher
Aprendi desde a infância que a mulher sábia constrói sua casa, mas a tola com suas próprias mãos. A mulher tem que ser sábia para ser completa.
Como você mantém a sua vida espiritual?
Minha vida espiritual é mantida lendo a Bíblia diariamente, tendo como ponto de apoio Deus, é tão importante que Jó nos alerta dizendo que as riquezas não tem poder, pois elas não dão apoio na aflição. O Rei Davi sempre se referia de apoio de Deus chamando-O de Rocha para os seus pés.
Uma mensagem
Jesus é a rocha eterna, apói-se Nele.