N/A

Professor de Química e atleta, Júlio Mário leva Araraquara ao pódio no Mundial de Karatê-Do no Japão

O mineiro de Carmo do Rio Claro, Júlio Mário de Oliveira, 50 anos, vive em Araraquara há 12 anos e já se considera araraquarense de coração. Conhecido na cidade tanto pelo trabalho como professor de Química no Coc, no Objetivo de Araraquara e no Colégio Objetivo de São Carlos, quanto pela dedicação às artes marciais, Júlio acaba de conquistar um feito histórico: a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Karatê-Do IKGA, realizado em Tiba, no Japão.

UMA VIDA DEDICADA AO ESPORTE E À EDUCAÇÃO

Júlio começou no Karatê-Do em 1989, aos 14 anos, inspirado pelos filmes de artes marciais que assistia ao lado do pai. Mas, ao contrário de muitos jovens que se encantavam com os heróis das telas, ele sempre admirou a figura do mestre – não apenas pela técnica, mas também pela filosofia que transmitia.

“Desde criança pensava: um dia quero ser como ele. Ainda não sou mestre, sou professor e faixa preta, mas sigo trilhando esse caminho”, afirma.

Professor desde 1997, Júlio equilibra a vida entre a sala de aula e o tatame, ensinando Química e Karatê-Do com a mesma paixão. “O esporte transformou a minha vida. Eu era uma criança frágil e tímida, e a prática me trouxe saúde e autoconfiança. Hoje sinto o dever de compartilhar isso com os outros”, explica.

CONQUISTAS INTERNACIONAIS E A ALEGRIA DO BRONZE

No Japão, Júlio disputou a categoria Kata Individual Veteranos (50+), que reuniu 50 atletas, incluindo 16 japoneses. Após meses de treinos diários, conquistou o terceiro lugar.

“Minha meta era fazer uma boa apresentação, mas voltar com a medalha de bronze foi uma alegria imensa. Ainda participei de seminários e cursos com mestres japoneses, o que tornou a experiência ainda mais enriquecedora”, destaca.

A emoção não ficou restrita à sua vitória pessoal. Como professor, Júlio também celebra o desempenho dos alunos em competições nacionais, panamericanas e até mundiais. “Ter dois alunos campeões panamericanos e outro competindo no Japão foi uma realização ainda maior do que a minha própria medalha”, comenta com orgulho.

GRATIDÃO E APOIO COLETIVO

A ida ao Japão só foi possível graças à ajuda de amigos, familiares e instituições de Araraquara. Júlio faz questão de agradecer ao Coc Araraquara, ao Clube 22 de Agosto, às lojas Vivo da Rua 9 de Julho e da Rua 2, além de todos que colaboraram com a campanha Rumo ao Mundial, que contou até com uma rifa para arrecadar fundos.

Ele também reconhece o apoio técnico de seus mestres: Renshi Shihan Akira Saito, Jokyo Horácio Saito e do líder nacional Renshi Shihan Luiz Kotsubo, fundamentais na preparação.

ARARAQUARA COMO NOVO LAR

Apesar da saudade da cidade natal, Júlio já criou raízes em Araraquara. Foi aqui que iniciou sua primeira turma de Karatê-Do do zero e, ao longo de 12 anos, já formou três faixas pretas. “Os pais participam, as crianças crescem, os alunos se tornam amigos. Hoje, quando fico muito tempo em Minas, sinto falta de Araraquara. Me considero cidadão araraquarense”, diz emocionado.

MENSAGEM DE INSPIRAÇÃO

Humilde, Júlio evita se colocar como exemplo, mas deixa um recado a quem deseja seguir seus passos:
“Procure algo que ame, não desista diante dos primeiros obstáculos e seja perseverante. Não sou mais inteligente ou mais capaz que ninguém, apenas sou esforçado. Se conquistei algo, foi por amor e dedicação.”
Por fim, reforça a importância do esporte como parte da vida:
“O esporte faz bem para o corpo, para a mente e para a alma. Sempre encontrei tempo para praticar, mesmo trabalhando e estudando. E digo aos leitores: não desistam dos seus sonhos. O meu era chegar ao Japão e consegui, depois de anos de luta. Que vocês também possam realizar os de vocês – e quem sabe, em menos tempo do que eu.”

Com meus alunos no Clube 22 de Agosto na homenagem de boas-vindas ao Brasil após o Mundial.

De um momento no Japão ao lado do Monte Fuji com amigos da Seleção Brasileira.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Análise Cinematográfica

Professor de Química e atleta, Júlio Mário leva Araraquara ao pódio no Mundial de Karatê-Do no Japão

BOLETIM INFORMATIVO DA DEFESA CIVIL – REPRESA DO PARQUE PINHEIRINHO

Colaboradores da Santa Casa participam de Pesquisa de Clima Organizacional

GCM de Araraquara recupera moto furtada e detém dois indivíduos

CATEGORIAS