A Coordenadoria do Meio Ambiente vem implantando nos últimos anos, diversos projetos na área ambiental e têm alguns em estudo e que devem ser colocados em prática no decorrer dos próximos anos.
Coleta seletiva com qualificação profissional dos trabalhadores, programa de combate as queimadas urbanas, levantamento e recuperação de Áreas de Proteção Permanente ao longo do aquífero Guarani-Anhumas, e recuperação de matas cliares, estão entre os projetos desenvolvidos na cidade este ano, muitos deles com o apoio da iniciativa privada.
Segundo o coordenador do meio ambiente, Almir Zancul, os projetos na área ambiental são caros, mas beneficiam a todos.
Um dos projetos que contou com a parceria da iniciativa privada, foi o reflorestamento da mata ciliar do Córrego do Paiva, realizada com o apoio da Kaiser e da Arenco, que chegaram a plantar e vão realizar a manutenção de 35 mil mudas naquela área.
Para Zancul, não basta que sejam implantados projetos de combate a infrações e recuperação de matas, se não houver projetos na área educacional. Pensando nisso, a Coordenadoria promove regularmente palestras em escolas de ensino fundamental, com o intuito de conscientizar os alunos sobre os cuidados com o meio ambiente.