Parceira com a Embrapa

A prefeitura municipal recebeu a visita de integrantes da Embrapa Instrumentação de São Carlos (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). O grupo veio apresentar uma proposta-piloto na área de saneamento rural.

As partes se comprometeram a implantar um projeto-piloto de instalação de fossa séptica biodigestora na escola do Assentamento Monte Alegre. O sistema faz o tratamento do efluente (esgoto doméstico), que em sua fase final gera o biofertilizante (adubo natural sem coliformes fecais), utilizado na agricultura.

Cada unidade do sistema de fossa séptica biodigestora é composta de duas caixas de amianto ou de plástico de 1 mil litros, conectadas ao vaso sanitário e uma terceira caixa (com a mesma capacidade das outras duas), que serve para a coleta do adubo orgânico. Avaliada em aproximadamente 1 mil reais, cada unidade pode atender entre um e dois domicílios.

Participaram do encontro, Clélia Mara dos Santos Ferrari, secretária de Governo; Sinézio Inácio da Silva Júnior, coordenador de Atividades Agro Industriais, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico; Antônio Pereira de Novaes, pesquisador e consultor da Embrapa; Ladislau Martin Neto, chefe geral da Embrapa e Sérgio Dutra e secretário Municipal de Agricultura de São Carlos.

Em seguida a comitiva da Embrapa dirigiu-se ao assentamento Monte Alegre, onde conheceu a área de implantação do novo projeto.

A parceria com a Embrapa possibilitará à prefeitura desenvolver projetos voltados à agricultura sustentável, à agro-ecologia e ao projeto pró-orgânico.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ginastas da Fundesport são campeãs em Paulínia

Prorrogadas até dia 31 de outubro as inscrições para alunos novos nos CERs em 2025

Ponto Chic vence rivais e disputa finais da Copa União

Confira o que será votado na Sessão Ordinária desta terça-feira (8) na Câmara

Nove dicas para controlar e reduzir o estresse

CATEGORIAS