N/A

Paradigma do desenvolvimento humano (*)

1. A vida é o mais básico e universal dos valores. Respeitá-la acima de tudo é o caminho para a justiça, a solidariedade e a paz.

2. Nenhuma vida humana vale mais do que a outra. Todo ser humano tem direito ao acesso a certas condições básicas de bem-estar e de dignidade.

3. Toda pessoa nasce com um potencial e tem o direito de desenvolvê-lo. Toda condição impeditiva de que isto ocorra é, em si mesma, uma violência.

4. Para desenvolver o seu potencial, as pessoas precisam de oportunidades. As oportunidades educativas são aquelas que verdadeiramente desenvolvem o potencial humano. As demais criam condições para isto.

5. O que uma pessoa se torna ao longo da vida depende de duas coisas: das oportunidades que teve e que escolha fez. Nada adianta ter oportunidades e não saber fazer escolha. Como, tampouco, adianta saber fazer escolhas e não ter oportunidades.

6. Além de Ter oportunidades, as pessoas precisam estar preparadas para fazer escolhas. As escolhas são feitas com base nas crenças, valores, ponto de vista e interesses das pessoas.

7. Cada geração deve legar para as gerações vindouras um meio-ambiente igual ou melhor do que aquele recebido das gerações anteriores. Fazer isto é respeitar o direito à vida daqueles que ainda não nasceram.

8. As pessoas, as organizações, as comunidades e as sociedades devem ser dotadas de poder para participar nas decisões que as afetem. Só o poder participativo dos cidadãos poderá mudar os demais poderes: executivo, legislativo e judiciário.

9. A promoção e a defesa dos Direitos Humanos é o caminho para a construção de uma vida digna para todos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um projeto de humanidade a ser construído por todos e cada um dos povos ao longo da história.

10. O exercício consciente da cidadania é a melhor forma de fazer os Direitos Humanos transitarem da intenção à realidade. Cidadania entendida como direito de ter direitos e dever de ter deveres.

11. A política de desenvolvimento deve basear-se em quatro pilares: liberdades democráticas, transformação produtiva, eqüidade social e sustentabilidade ambiental. Sem isto, como disse Tancredo Neves, “toda prosperidade será falsa”.

12. A ética necessária para pôr em prática o Paradigma do Desenvolvimento Humano é a ética da co-responsabilidade. Co-responsabilidade entre as políticas públicas (primeiro setor), mundo empresarial (segundo setor) e organizações sociais sem fins lucrativos (terceiro setor).

(*) Elaborado pelo professor Antônio Carlos Gomes da Costa.

Violência

Em cada rodinha pela cidade, esse o tema predominante. Todos têm uma receita, mas, a valorização da vida, defendida pelo GP de Jornalismo do Instituto Ayrton Senna, é o caminho inteligente. Uma sociedade mais justa, cristã e especialista na paz. Paralelamente, um olhar à necessidade de se destacar quem é o “mocinho” nesta guerra instalada em nosso país. Editorial defende a transformação da polícia. Mais do que a fusão Militar/Civil é indispensável valorizar o agente, inclusive com salário maior para demarcar o respeito da coletividade.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reta final para inscrição em curso de tecnologia oferecido pela Embraer

Lançamento do projeto social “Nossas crianças correndo para a vida”!

Santa Casa de Misericórdia de Araraquara completa 123 anos

Governo de SP reforça orientações sobre doenças infecciosas no Carnaval

Governo de São Paulo divulga lista com mais 500 estudantes selecionados para intercâmbio do Prontos pro Mundo

CATEGORIAS