Os Anjos na Bíblia Sagrada

Padre Fernando Fraga

Anjos no Antigo Testamento

Os anjos são enviados aos homens como mensageiros (Dan 14,33); ajudam e protegem (Dan 3,49; 2 Mac 11,6); apresentam a Deus as orações dos homens e intercedem por eles (Tob 12,15). Cada pessoa tem um anjo da guarda (Dan 10,13.20). Disse o Senhor Deus no Antigo Testamento: “Vou enviar um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho. Toma cuidado na sua presença e escuta a sua voz (Ex 23,20-22). No antigo Testamento conhecemos o nome de três anjos: Rafael, no livro de Tobias, Miguel e Gabriel, no livro de Daniel. Rafael significa “medicina de Deus”, é o anjo da cura: cura o ancião Tobias de sua cegueira e livra Sara das armadilhas do demônio Asmodeus. Miguel é o anjo da libertação.

Significa quem como Deus? É o anjo protetor de Israel e comanda os exércitos celestiais em sua luta contra as forças do mal. Gabriel, anjo da boa notícia e da prosperidade, anjo que revela a Daniel o momento em que terá lugar o fim do mal e o começo da justiça perfeita que só a força de Deus fará possível. E tendo expulsado o homem pôs [Javé] diante do jardim do Éden querubins, e a chama da espada vibrante, para guardar o caminho da Árvore da Vida. Gênesis 3, 24. Chegaram os dois anjos a Sodoma, quando Lot estava assentado às portas da cidade. E ele, tendo-os visto, levantou-se, e foi ao seu encontro, e prostrou-se por terra, e disse: Vinde, vos peço, senhores, para casa de vosso servo, e ficai nela; lavai os vossos pés, e pela manhã, continuareis o vosso caminho. Gênesis 19,1. Eis que eu enviarei o meu anjo, que vá adiante de ti, e te guarde pelo caminho, e te introduza no lugar que preparei. Respeita-o, ouve a sua voz, e vê que não o desprezes; porque ele não te perdoará, se pecares, e o meu nome está nele. Se ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que te digo, eu serei inimigo dos teus inimigos, e afligirei os que te afligem. Êxodo 23, 20-22. Anjos do Senhor bendizei o Senhor; louvai-o e exaltai-o por todos os séculos. Daniel 3, 58. Anjos no Novo Testamento. Foi São Gabriel que teve o privilégio de anunciar a Zacarias e a Maria o esplendor da Redenção, e aos pastores de Belém o grande acontecimento. O Senhor Jesus em Seus discursos fala dos anjos com a autoridade de alguém que os sempre vê, e que enquanto “fala com os homens”, está sendo adorado inadvertida e silenciosamente pelas hostes celestiais. Ele descreve sua vida no céu (Mt 22, 30; Lucas 20, 36); nos diz como se formam a seu redor para protegê-lo e que com uma palavra sua atacariam Seus inimigos (Mt 26, 53); um deles teve o privilégio de atendê-lo no momento de Sua Agonia quando suou sangue. Mais de uma vez, fala sobre eles como auxiliares e executores do Juízo Final (Mt 16, 27).

Na próxima semana no quadro “você pergunta e o Padre Fernando responde”, estaremos respondendo as seguintes perguntas: Os anjos possuem corpos? Todos os anjos são bons? Eles podem pecar? E o diabo e os demônios, existem?

Desejo boa semana a todos. + Fernando Fraga.

REFLEXÃO DA SEMANA

As críticas são como as pombas, sempre voltam aos pombais. (A.D.)

Novena à Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Rua Nove de Julho, 1433 toda terça e quinta, às 15 e 20 horas, e no sábado às 19 horas.

Novena aos Santos Anjos

Toda quarta, sexta e domingo, às 9, 15 e 20 horas, em frente ao Tropical Shopping.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda Cultural

Agenda Esportiva

Escola do Legislativo lança podcast sobre os desafios do envelhecimento no Brasil

BOLETIM SEMANAL NÚMERO 103 – DE 1 A 7 DE NOVEMBRO DE 2024

Nesta sexta-feira tem show no Sesc Araraquara

CATEGORIAS