Depois de chuvas intensas, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos aproveita o período de sol para reforçar a operação tapa-buracos. Oito funcionários trabalharam em toda extensão da rua Maurício Galli. A equipe cobriu cerca de 35 buracos. Em seguida, a avenida Estrada de Ferro Araraquara, bastante comprometida com 180 buracos.
De acordo com João Bernal, secretário interino de Obras, a idéia é que todos os bairros passem pela operação. As vias são atendidas de acordo com as solicitações priorizando os mais urgentes em termos de riscos à população. “Não há um roteiro para atendimento aos bairros, os fiscais realizam vistorias e passam para a Secretaria de Obras viabilizar a operação em locais que apresentam más condições asfálticas. Mas a operação está ligada diretamente ao tempo. Quando chove, não há como fazer o serviço”, explica.
A empresa vencedora no processo de licitação para fornecimento de massa asfáltica, a Leão Ambiental, entrega, semanalmente, cerca de 30 metros cúbicos que possibilita uma média de mil buracos cobertos.
Segundo Bernal, a vida útil de uma via pavimentada em boas condições é de 6 a 12 anos, dependendo principalmente do tipo de pavimento utilizado, quantidade de chuva e fluxo de veículos.