Olho vivo em Boa Esperança

Boa Esperança do Sul vive um momento importante para o seu desenvolvimento. Poderá ser mais rápido ou demorado, maior ou menor na razão direta da união de prefeito e vereadores. Medir força, no sentido de mostrar quem manda ou quem é mais importante, não é aconselhável.

Vários moradores têm concluído que o vereador tem a sua função valiosa, mas, não deve querer executar, isto é, não pode substituir o prefeito na execução de uma tarefa. O vereador pode e deve fiscalizar o Executivo e propor ações, dentro do limite constitucional. Não pode, por exemplo, mandar o prefeito dar lanche para toda a população, “com salsicha ou mortadela”, se não apontar a fonte de arrecadação. Não pode aumentar a despesa, pura e simplesmente. Outro detalhe, no caso de lanche aos “trabalhadores rurais ou não”, isto é, todos os interessados em forrar o estômago, teria sido melhor uma indicação. Ainda mais que a Prefeitura acaba de ganhar um forno de padaria…

Suponha que o prefeito Marelo queira colocar queijo no meio do pão (para aumentar a renda familiar de trabalhadores), a lei permite? Não! O projeto aprovado pelos vereadores e vetado pelo prefeito (embora os vereadores tivessem rejeitado o veto…o que na prática nada significa) determina salsicha ou mortadela. Parece até brincadeira, não é mesmo?

Diálogo

O projeto sobre lanche é interessante para mostrar que falta diálogo em Boa Esperança do Sul. Permite dimensionar que não existe conversa franca e cordial dos vereadores com o prefeito. Isso é péssimo, segundo análise política.

Enquanto alguns vereadores têm a preocupação não só de fiscalizar, mas, de combater o prefeito e deixar de tratar, diretamente, do interesse da comunidade, o eleitor sentirá que está sendo enganado. O tempo vai mostrar que cada um (prefeito, vice e vereadores) cumprindo com a devida responsabilidade- com lealdade e dentro do juramento feito na posse após as eleições democráticas e indiscutíveis- levará o povo a ser mais feliz.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Falecimento – Maria Clara Polezze Fernandes

Feira das Nações acontece neste domingo (23) na Praça do Daae

Ordem de Serviço para reforma da UBS do Santana será assinada neste sábado (22)

Agenda para curtir a cidade no final de semana (21 a 23 de junho)

Tem show nesta sexta no Sesc Araraquara

CATEGORIAS