De 3 a 9 de novembro, atividades promovem troca, reflexão e celebração da literatura; autor homenageado, Itamar Vieira Junior, é destaque na noite do dia 5
De 3 a 9 de novembro, a 4ª edição da FliSol – Festa Literária da Morada do Sol será realizada em Araraquara com diversas atividades gratuitas em diferentes espaços da cidade, se firmando como um dos mais importantes eventos do calendário cultural da cidade.
O evento – realizado pelo Ministério da Cultura e Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart e da Secretaria Municipal da Educação – reúne diferentes vozes, linguagens e territórios e se consolida como um espaço de troca, reflexão e celebração da literatura.
A programação é composta por espetáculos, filmes, debates, saraus, música e encontros literários que abordam temas da infância à ancestralidade, da literatura indígena à produção em quadrinhos. O grande destaque desta edição é a presença do autor homenageado, Itamar Vieira Junior, vencedor de prêmios nacionais e internacionais e um dos nomes mais expressivos da literatura brasileira contemporânea.
Toda a programação é gratuita, sendo os ingressos disponibilizados uma semana antes da atividade pela plataforma Sympla.
Programação
A abertura acontece na segunda-feira (3), com a violinista Maria Kubrusly, no Assentamento Bela Vista, às 8h30. Ainda no mesmo dia, o Cine Lupo recebe, às 14h, a sessão “Imagens em Ação na Literatura”, com curtas infantis. Na terça (4), Maria Kubrusly retorna, desta vez no Assentamento de Bueno de Andrada, seguida por atividades no Cine Lupo: uma nova seleção de curtas para jovens (14h) e, às 19h, a exibição do filme “A Queda do Céu”, dirigido por Gabriela Carneiro da Cunha e Eryk Rocha.
Na quarta-feira (5), além da apresentação de Maria Kubrusly no Assentamento Monte Alegre, às 8h30, a programação traz a série “Música e Literatura”, com o grupo Seresteiros cantando Chico Buarque no Saguão do Teatro Municipal, às 19h. Em seguida, às 19h30, no palco principal do Teatro, acontece a aguardada Mesa de Abertura com o autor homenageado Itamar Vieira Junior, ao lado de Vanessa Ventura e do escritor araraquarense Ignácio de Loyola Brandão. A Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira realiza a coreografia “Poque eu mesma me tornara o mar que nos separa” na abertura da mesa.
Teatro Municipal
De quinta a domingo, 6 a 9 de novembro, toda a programação se concentra no Teatro Municipal. A quinta-feira (6) é dedicada à aproximação do público com a literatura encenada e vivida. Às 8h e 14h, a Trupe FliSolzinha apresenta o espetáculo “Chupim”; às 9h30 tem uma Imersão com Itamar Vieira Junior, mediada por Silvani Silva, que promove um diálogo direto entre o autor e participantes de vivências literárias. No período da noite, às 19h, o Teatro Municipal será tomado pela música com Seresteiros cantando Samba de Roda, e pelo diálogo poético-musical de Lirinha (José Paes de Lira Filho) em “Raízes do Encantado”, mediado por Paulo Andrade, às 19h30.
Na sexta (7), o público infantil abre a programação do dia, às 8h30, com a apresentação “Assombrolândia”, do Espaço Arte. À tarde, às 14h, a mesa “Juventudes” recebe o escritor Ferrez, mediado por Tadeu Marcato. À noite, às 18h30, haverá uma homenagem especial a Ignácio de Loyola Brandão, celebrando seus 60 anos de trajetória literária, em mesa com a presença de André Brandão. A programação se encerra com o Concerto EPT, às 20h30, reunindo músicos renomados como Cristiane de León, Renato Bandel, André Micheletti, Pablo De León, Horacio Schaefer e Roberto Ring.
O sábado (8) abre com o Café Literário e a participação da Academia Araraquarense de Letras, do Coral Cor & Osso e de “Seresteiros cantam Vinicius”. À tarde, o público poderá acompanhar a mesa HQ, com Sidney Gusman e Alexandre Callari, mediada por Murilo Alves Perin (Mupa). O dia termina com apresentações de samba de roda, e duas grandes mesas: a “Mesa Ancestralidade” reúne Helena Theodoro e Esmeralda Ribeiro, sob mediação de Dagoberto Ferreira, às 17h; seguida por “Seresteiros cantam Samba de Roda”, às 18h, no saguão do teatro; fechando a programação, às 19h30 tem a mesa “África – Brasil”, com Cristiane Sobral e Tchakaze, mediada por Kiusam.
O domingo (9) encerra a festa com uma programação repleta de encontros. Pela manhã, às 9h, o Espaço Arte apresenta “A Descoberta do Som”, seguido da mesa “Literatura para Crianças”, às 10h, com autores contemplados no edital FliSol, como Lucas Tannuri, Jobert Gaicher e Adam C. Rami, além de Maria Lúcia Outeiro Fernandes e Laura Mollinari. Às 11h, o ilustrador Lauro Monteiro conduz a oficina “O Abraço Mais Maravilhoso do Mundo” no saguão do teatro. No período da tarde, às 15h será realizada a atividade “Biblioterapia – novo horizonte da Literatura”, com biblioterapeutas (saguão do teatro); às 16h tem o Sarau FliSol abrindo espaço para o Sarau Delas e o Islam da Morada, junto ao lançamento da 1ª Coletânea de Contos da FliSol e também o lançamento do livro “Disingasgo”, livro chucro de Beatriz Medeiros. A programação segue, às 17h, com “Seresteiros cantam Músicas de Festivais”; às 18h com “Afeto em tempos de rede”, com Bruna Santiago e Geni Núñez, mediada por Amara Moira e a apresentação da EMD Iracema Nogueira com “Multidão sem palavras”; e a mesa de encerramento, às 19h30, com “Lugar de fala – O que precisa ser dito”, com Luciene Vignoli Müller e Aline Midlej, mediadas por Lilian Liang.
A FliSol reforça seu papel como uma das principais plataformas culturais do interior paulista e conta com parceiros e apoiadores, como Sesc, Senac, Sesi, Unesp, Uniara, Instituto Federal de São Paulo, Academia Araraquarense de Letras, Hotel Municipal, Paraty Mobilidade, Casa do Saci, Café com Pernas, EPTV e EP FM, além do patrocínio da Necta e do Sicoob Araraquara.
E mais
Ainda, três exposições complementam a programação, todos no Teatro Municipal: de 3 a 9/11 será realizada a Exposição “Biblioteca Móvel da UNESP”, com livros e atividades, na área externa do teatro; de 5 a 9/11 tem a Feira de Livros com Autores e Editoras, com exposição de livros de diversos autores (saguão); também, o artista Lauro Monteiro expõe desenhos e pinturas no saguão, com textos das obras do autor Itamar Vieira Junior sob a curadoria de Silvani Silva.
Realizada pelo Ministério da Cultura e Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, e da Secretaria Municipal da Educação, a FliSol 2025 acontecerá entre os dias 5 e 9 de novembro. Com parceiros e apoiadores como Sesc, Senac, Sesi, Unesp, Uniara, Instituto Federal de São Paulo, Academia Araraquarense de Letras, Hotel Municipal, Paraty Mobilidade, Casa do Saci, Café com Pernas, EPTV e EP FM, a FliSol chega este ano a sua 4ª edição e reforça seu papel como uma das principais plataformas culturais do interior paulista. O evento conta ainda com patrocínio da Necta e do Sicoob Araraquara. Mais informações podem ser consultadas no site oficial: flisol.com.br.
Programação 4ª FliSol 2025
Dia 03/11 – segunda-feira
- 8h30:” Maria Kubrusly e Seu Violino”, com Maria Kubrusly
Local: Assentamento Bela Vista - 14h: “Imagens em Ação na Literatura” (seleção de curtas infantis)
Local: Cine Lupo
Dia 04/11 – terça-feira
- 8h30: “Maria Kubrusly e Seu Violino”, com Maria Kubrusly
Local: Assentamento Bueno de Andrada - 14h: “Imagens em Ação na Literatura” (seleção de curtas para jovens)
- 19h: Filme “A Queda do Céu” (direção: Gabriela Carneiro da Cunha, Eryk Rocha)
Local: Cine Lupo
Dia 05/11 – quarta-feira
- 8h30: “Maria Kubrusly e Seu Violino”, com Maria Kubrusly
Local: Assentamento Monte Alegre - 19h: “Música e Literatura”, com Grupo Seresteiros – cantam Chico (saguão do teatro)
- 19h30: Mesa de abertura autor homenageado Itamar Vieira Junior e mediação de Vanessa Ventura e Ignácio de Loyola Brandão + apresentação da EMD Iracema Nogueira
Local: Teatro Municipal de Araraquara
Dia 06/11 – quinta-feira
- 8h e 14h: Espetáculo “Chupim”, com Trupe FliSolzinha
- 9h30: “Imersão Itamar”, com Itamar Vieira Junior e os participantes das “Imersões Literárias”, com mediação de Silvani Silva
- 19h: “Música e Literatura”, com Grupo Seresteiros – cantam Samba de Roda (saguão do teatro)
- 19h30: “Raízes do Encantado”, com Lirinha – José Paes de Lira Filho e mediação de Paulo Andrade
Local: Teatro Municipal de Araraquara
Dia 07/11 – sexta-feira
- 8h30: Apresentação “Assombrolândia”, com Espaço Arte (som para crianças)
- 14h: “Juventudes”, com Ferrez e mediação de Tadeu Marcato
- 18h30: Mesa Ignácio de Loyola Brandão – Homenagem ao autor “60 anos na Literatura”, com Ignácio de Loyola Brandão e Andre Brandão
- 20h30: “Concerto EPT” – convidados: Cristiane de León (violino), Renato Bandel (viola), André Micheletti (violoncelo) e Trio León – Schaefer – Ring com Pablo De León (violino), Horacio Schaefer (viola), Roberto Ring (violoncelo)
Local: Teatro Municipal de Araraquara
Dia 08/11 – sábado
- 9h: Café Literário e apresentação Coral Cor & Osso – convidados: Seresteiros cantam Vinicius, Academia Araraquarense de Letras e Coral Cor & Osso
- 16h: “Mesa HQ”, com Sidney Gusman e Alexandre Callari e mediação de Murilo Alves Perin (Mupa)
- 17h: “Mesa Ancestralidade”, com Helena Theodoro e Esmeralda Ribeiro e mediação de Dagoberto Ferreira
- 18h: “Música e Literatura”, com Seresteiros – cantam Samba de Roda (saguão do teatro)
- 19h30: “África – Brasil”, com Cristiane Sobral e Tchakaze e mediação de Kiusam
Local: Teatro Municipal de Araraquara
Dia 09/11 – domingo
- 9h: Apresentação “A Descoberta do Som”, com Espaço Arte
- 10h: “Literatura para Crianças”, com convidados do edital FliSol: Lucas Tannuri, Jobert Gaicher e Adam C. Rami e as convidadas Maria Lúcia Outeiro Fernandes e Laura Mollinari
- 11h: “O Abraço Mais Maravilhoso do Mundo”, com Lauro Monteiro (apresenta ilustrações e ministra oficina / saguão do teatro)
- 15h: “Biblioterapia – novo horizonte da Literatura”, com biblioterapeutas (saguão do teatro)
- 16h: Sarau FliSol, com Sarau Delas e Islam da Morada (entrega do livro 1ª Coletânea de Contos da FliSol aos autores e autoras/ saguão do teatro e lançamento do livro “Disingasgo”, de Beatriz Medeiros)
- 17h: “Música e Literatura”, com Seresteiros – cantam Músicas de Festivais (saguão do teatro)
- 18h: “Afeto em tempos de rede”, com Bruna Santiago e Geni Núñez e mediação de Amara Moira + apresentação da EMD Iracema Nogueira
- 19h30: “Lugar de fala- O que precisa ser dito”, com Luciene Vignoli Müller e Aline Midlej e mediação de Lilian Liang
Local: Teatro Municipal de Araraquara
E mais:
3 a 9/11: Exposição “Biblioteca Móvel da UNESP” (livros e atividades)
Local: Área externa do Teatro Municipal de Araraquara
5 a 9/11: Feira de Livros com Autores e Editoras (livros de diversos autores)
Local: Saguão do Teatro Municipal de Araraquara
5 a 9/11: Exposição com desenhos e pinturas do artista Lauro Monteiro
Local: Saguão do Teatro Municipal de Araraquara
Programação gratuita – ingressos gratuitos pela plataforma Sympla, uma semana antes da realização da atividade
Mais informações: https://flisol.com.br
(SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA)
