Nhô Pedro

A gente fica feliz quando você trata de resgatar a história da cidade e, especialmente, da sua Vila Xavier. Aliás, quero aproveitar o ensejo para dizer que também conheço algumas passagens dessa cidade maravilhosa.

Está lembrado do frigorífico da Avenida Barroso, onde hoje existe um núcleo habitacional? Pois é…depois chegou o Lino Stuchi Filho para cuidar do gelo e de produtos hortifrutigranjeiros. Mas, antes mesmo, o Renato Corrêa Rocha, o Osvaldão e outros citricultores iniciaram a COCIZA- Cooperativa dos Citricultores da Zona de Araraquara. Muita gente foi contratada para cuidar, embalar e encaixotar laranjas que eram remetidas ao pessoal do “estranja”. Era gente que não acabava mais. A muitos colhedores nos vários pomares. O dinheiro era distribuído aos trabalhadores para oxigenar a economia. Mas, paralelamente, quantos namoros, quanta amizade naquele ambiente. Só para você ter uma idéia, eu fiz tampa de caixa, caixa de exportação e, depois, fui chefe dos caxeiros. O detalhe que mais ficou gravado: era uma realização ver o pessoal, com garfo, pegando pregos e alinhando-os junto ao polegar e indicador da mão esquerda. E, na direita, o martelo que comia feio. Era apontar e…fogo. Em apenas 1 minutos a caixa estava prontinha da silva.

Sabe Nhô Pedro, antes de trabalhar na Cociza, fui lá vender coxinha e pastel da Dona Maria. Lembra-se dela? Era a que ficava debaixo da paineira, na praça do Grupo Escolar “Antonio Lourenço Corrêa”. Ela tem muita história, não é mesmo? Enquanto seu filho saia pelas ruas, anunciando: “martelinho… doce de côco”. Fica o relato de uma parte da Vila, que foi deliciosa. Mas, se você der chance, vou continuar lhe escrevendo. Abraços do popô.

Compartilhe :

No data was found
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

II Curso de Inverno da Unesp: inscrições prorrogadas até próxima quarta-feira (12)

Evento Empregabilidade Inclusiva será realizado no Teatro do Sesi na terça (11)

Nesta sexta tem show no Sesc Araraquara

Sábado tem teatro no Sesc Araraquara

Projeto para a primeira infância, neste final de semana no Sesc Araraquara

CATEGORIAS