Nasce uma associação para cuidar dos artistas

Sarah Coelho faz questão, de início, agradecer o apoio do conselheiro da Abrart, Roberto Soldan Júnior. Com essa colaboração, a nossa colaboradora teve a felicidade de mergulhar nas emoções da artista Sandra Fiore, um ser humano maravilhoso que persegue, com a explosão de sua força, o seu ideal.

JA – Quando você começou a pintar?

SF – Comecei meio tarde, embora desde tenra idade o desenho fazia parte de minha vida. Adorava desenhar… pegava gibis, revistas, jornais e copiava as figuras. Na escola, os colegas adoravam ver meus trabalho, isso quando não chegava mais cedo para fazer desenhos na lousa para surpreender as pessoas. Ficavam admiradas e isso me dava uma certa satisfação.

Foi influenciada nas artes plásticas?

Eu adorava ver os quadros na parede, ficava imaginando o que o artista estava pensando enquanto pintava, o que o levou a pintar aquela cena, ou aquele objeto. Meu tio é sobrinho de um dos maiores pintores brasileiros e, por sinal, araraquarense: Ado Malagoli. E na casa dele havia vários quadros na parede, inclusive um auto-retrato, vestido de cigano. Eu ficava admirada, cresci vendo aquelas maravilhas e hoje acredito que inconscientemente, Ado Malagoli também me inspirou.

A cidade proporciona muita concorrência?

Sem dúvida, Araraquara tem pessoas talentosíssimas, mas isso é positivo. Faz com que cada um procure se aperfeiçoar, com isso progredir, crescer.

Tem projetos novos?

Hoje estou totalmente envolvida com a associação (ABRART), tentando finalizar para que possamos realizar nossos projetos.

O que é ABRART?

É uma Associação Brasileira de Arte e Cultura.

Qual é a sua finalidade?

É divulgar e valorizar a arte e seus artistas através de eventos realizados pela associação. Também fará captação de recursos através de leis de incentivos para realização de projetos que forem sendo encaminhados à associação.

Quais as modalidades de arte que compõem essa associação?

A Associação terá vários segmentos artísticos; artes plásticas, dança, teatro, música, literatura, arquitetura, cine, foto, artesanato.

Por que iniciar uma associação se há outros órgãos artísticos?

Embora haja órgãos que auxiliem artistas, não podemos ficar totalmente dependentes. Queremos nos profissionalizar, mostrar nossos trabalhos além da nossa cidade e, por isso, temos que correr atrás de patrocínios e estes órgãos não têm verbas para isso.

Qualquer pessoa pode participar da ABRART?

Qualquer pessoa que queira fazer parte da associação e aceite o estatuto, poderá se tornar associado.

Que outros segmentos da sociedade poderiam se somar à ABRART?

Todos que forem simpatizantes da arte ou ligados de alguma forma à cultura poderão fazer parte da associação.

Na associação há intenção de ajudar grupos de excluídos?

A ajuda assistencial será fundamental. Nos dias de hoje não podermos separar… a arte e cultura fazem parte da educação e se podemos de alguma forma contribuir, nós o faremos.

Enquanto Associação de Arte pode ser uma grande aliada para a transformação social. Não podemos apenas reivindicar por nossos interesses (que são direitos), é preciso mais. Nós artistas, podemos e devemos reivindicar pelo acesso da sociedade ao conhecimento artístico. Por isso nossas atividades, promovidas pela ABRART, prevêem ações que possibilitem a discussão e a reflexão acerca da arte como instrumento de transformação.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba o que será debatido e votado na Sessão Ordinária desta terça-feira (17)

“Esquenta FIDA”: quarta-feira (18) apresenta espetáculo em Matão

Quinta-feira (19): Museus e Arquivo Municipal abrem às 13 horas

“Os Patrimônios Ambientais da Cidade de Araraquara” é tema de formação no Parque do Basalto (dia 19)

Teatro de Arena recebe concerto com a Orquestra Sinfônica de Monte Aprazível neste domingo (22)

CATEGORIAS