No mês em que celebramos o Dia Internacional da Mulher, o Jornal de Araraquara destaca trajetórias femininas que marcaram a cidade. Dentre as muitas histórias de superação e liderança, conversamos com Maria Conceição Barbosa dos Santos, professora e empresária que está à frente do Maquifísica há 48 anos, um dos cursos preparatórios mais tradicionais da região.
A caminhada da professora Conceição no empresariado não foi fácil. “Um dos maiores desafios foi conseguir coordenar todo o sistema à medida que ele foi crescendo. A direção de uma mulher, há muitos anos, era bem difícil”, relembra. Segundo ela, o preconceito em relação a mulheres em posições de liderança foi um obstáculo contínuo. “Coordenei e liderei muitos homens no ambiente de trabalho, o que, na época, era um desafio enorme”.
Mesmo diante dessas dificuldades, Conceição conseguiu estruturar e consolidar seu negócio com muito empenho, solidificando sua equipe. “Desde o início, estabelecemos uma cultura de independência e responsabilidade. Cada um tem suas obrigações e responde por elas, mas também sabemos que os erros são corrigidos em conjunto. Aqui, trabalhamos em família, com genro, filhos e marido envolvidos, mas sempre com respeito ao papel de cada um”.
O equilíbrio entre vida profissional e pessoal, porém, foi um desafio que ela admite não ter superado completamente. “Sempre fui muito mais profissional do que gestora da família. Hoje, com a minha neta, sou mais flexível, mas, na época, a profissão estava em primeiro lugar”, reflete.
Para as mulheres que estão iniciando suas trajetórias, a empresária tem um conselho direto e valioso: “Foco. Tenham um objetivo e acreditem em si mesmas. Nunca imaginei ficar rica, mas sempre quis ser uma boa profissional. A credibilidade vem do comprometimento e do amor pelo que se faz”.
A história de Conceição é um reflexo do caminho de tantas mulheres que, com coragem e dedicação, conquistam espaço e transformam a realidade ao seu redor. No Dia Internacional da Mulher, celebramos essas trajetórias e reafirmamos a importância de continuar incentivando o protagonismo
feminino no mundo dos negócios e na sociedade.