Para comemorar o Dia Internacional, o Centro de Referência da Mulher preparou uma programação para discutir um futuro mais justo, onde homens e mulheres se assumam integrantes de uma sociedade democrática e solidária.
Deste sábado (8) a 22 do mês corrente, acontecem duas exposições plásticas. Na Pinacoteca Mário Ybarra de Almeida estarão os quadros com a temática “O Olhar do Artista Sobre a Mulher”. Na Casa da Cultura e Biblioteca Municipal pode ser vista “O Olhar da Mulher Artista”.
Ainda neste sábado, o Museu Pedagógico Voluntários da Pátria apresenta a exposição “Mulheres que Fazem a História”, de Sarah Coelho com perspectivas e valores da mulher, através de entrevistas transcritas no JA e vários objetos do universo das focalizadas.
Na praça
De Santa Cruz, sábado (8), será celebrado o Dia Internacional de Lutas das Mulheres, das 8 às 13 horas. O prefeito Edinho Silva fala, às 9h30, no evento que terá a participação de entidades, sindicatos, coral, além de aula de ginástica e exposição de produtos artesanais produzidos por mulheres da cidade.
A semana
De segunda (10) a sexta-feira (14) acontece a Semana Gênero e Educação nas Escolas Municipais, das 10 às 13 horas. Música, criança, vídeos e textos que tratam da relação homem/mulher, buscando trabalhar a harmonia para que as diferenças não se tornem desigualdades.
Joana Leal, vereadora do PT e secretária da Educação em Ribeirão Preto, faz palestra na Câmara Municipal, terça-feira (11), às 18h30, sobre o tema “Políticas Públicas Dirigidas às Mulheres”.
Debate
Na quarta-feira (12), na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, às 19h30, será realizada a mesa redonda “As Mulheres na Cidade”. Os temas abordados serão: “Mulheres, cidade e cidadania”, com Profª Drª Lucila Scavone (livre-docente do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP-Araraquara, Coordenadora do Grupo de Trabalho Gênero, Saúde e Família da FCL/UNESP/Araraquara); “Organização das mulheres e políticas públicas”, com Maria Goréte dos Santos Neta (professsora e gerente do Centro de Referência da Mulher Profa. Heleieth Saffioti -Prefeitura Municipal de Araraquara; “O olhar de gênero na educação”, com profa. Gisele Rocha Côrtes (doutoranda em Sociologia, UNESP-Araraquara e professora da Rede Municipal); “Políticas de Saúde: gênero e raça/etnia”, com o pesquisador e Doutor Luis Eduardo Batista (Instituto de Saúde, São Paulo); e “O desafio de implementar políticas públicas para mulheres”, com Clélia Mara Santos Ferrari (secretária de Governo da Prefeitura Municipal de Araraquara).
Coordenação
A Profa. Dra. Andréa de Souza Túbero Silva, do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, por sua sensibilidade e saber, foi convidada para coordenar os debates subordinados a temas da atualidade e proferidos por especialistas consagrados.
Durante a manhã e a tarde do dia 19, acontece a oficina “Gênero e Educação”, especialmente para diretoras das escolas Municipais, com Sonia Maria Coelho.
Especiais
Essas mulheres sabem que os dias se transformam em anos, a pele enrruga, o cabelo embranquece, em que pese a química multicolorida, mas, o importante não muda: força e segurança que não têm idade e se revitaliza em cada performance.
É o diferencial que a transforma em cada caminhada como se explodindo numa linha de chegada. Estufa o peito, sorve o prazer, mas, prescinde de aplauso fácil alicerçado em eventual interesse imediatista.
Essa mulher, elegante e simpática pelo eterno conteúdo e missão sempre nobre, nunca pára. E ao seguir em frente encontra, em número crescente, parceiros que interagem pelo pensar e agir, fundindo-se metas e multiplicando ações para uma humanidade mais completa e feliz, com menos desajustes e injustiças.
Assim, o JA vê essa mulher, sempre especial, e abraça-a carinhosamente.