Texto: Prof.ª Dr.ª Terezinha de Jesus Bellote Chaman
Uma publicação especial de nossas missas, contemplando, nessa edição, dois condomínios distintos: Cond. Central Park (13/8) e Ed. Maison Toulouse (09/09). Duas celebrações realizadas pelo Padre Cristian Capellato, paróquia N. Senhora do Carmo. Duas celebrações com um bom número de participantes.

Cond. Central Park
“De novo, Eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isso vos será concedido por meu Pai que está nos céus. Pois, onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, Eu estou ali, no meio deles”.
A Carta Encíclica Fratelli Tutti (2020) propõe o tema da amizade social, à luz da Palavra de Deus. Objetiva estimular a cultura do encontro, a redescoberta da fraternidade como caminho para a realização pessoal e para a paz. Vivemos tempos sombrios, repletos de divisões e polarizações. Vivemos como se fôssemos habitantes definitivos da Terra. Ledo engano: tudo passa e nós também passaremos. Temos consciência dessa falsa perenidade? Temos consciência da temível efemeridade humana?

Cond. Central Park.
A esperança é a luz, num mundo marcado pela fragmentação. Só a esperança pode nos levar à comunhão fraterna, ao não indiferentismo, ao não comodismo, ao não rompimento de relações por razões ideológicas. Necessário se faz avivar a consciência de pertença e de amor à Igreja, de identidade cristã.
A Carta Encíclica Fratelli Tutti, já contemplada ao início, vem nos propor o Amor que rompe muros e cria pontes, que vai além dos interesses individuais, que busca construir uma comunidade de valorização da vida e do Encontro, da Amizade Social.

Ed. M. Toulouse
As Missas em Condomínio são um “locus privilegiado” para avançar nesse projeto de fraternidade. E a Cruz missionária, extensão da visita de Jesus Eucaristia aos edifícios/condomínios, é a materialização do encontro com a luz, com a esperança, com a força do Ressuscitado, do DEUS/Amor.
No momento presente, continua e continuará a valer o Amor, o Serviço, a Disponibilidade, a Vida, com todos os seus contrastes e contrapontos. No momento presente, faz-se urgente desacelerar, para encontrar a essência, o sentido da verdadeira liberdade, que está no encontro com o Outro. “É a santidade ao pé da porta”, revelada nos pais que criam os filhos com amor, nos operários que trabalham, objetivando trazer o pão à mesa da família, nos doentes, nos idosos, que sabem sorrir, a despeito das limitações que enfrentam.
As celebrações nos condomínios, Central Park e M. Toulouse, pela unção de Pe. Cristian e pela unidade dos participantes, manifestou o céu entre nós, revelou a presença Dele, DEUS/Amor, entre nós.

Ed. M. Toulouse.
Comunidades orantes, solidárias, em uma fraternidade palpável, visível. Paradoxalmente à invisibilidade, ao individualismo, ao medo do Outro, ao medo de se doar, de se entregar, ao medo de Ser, a não apenas Ter. Sob o olhar amoroso de DEUS, vivemos momentos preciosos de reflexão da Palavra de DEUS. Certeza de que todos saímos das celebrações com renovadas forças, capazes de colocarmos em movimento os dinamismos entorpecidos pela correria da vida lá fora, pelo desgaste de buscas que não nos levam à essência, ao fazer e construir a vontade de DEUS, no dia a dia. Difícil? Sim. Possível? Basta provar.

Sra. Natividade (M. Toulouse), Pe. Cristian e Casal Ana Cláudia e Eraldo (Central Park). Passagem da Cruz Missionária.
A Cruz Missionária, instituída pelo Pe. Cristian Capellato, durante todo esse ano, vai percorrer mais 3 condomínios/edifícios, já agendados em nossa cidade.
Nossa próxima celebração de Missa em Condomínio será no dia 14 de outubro, no Cond. Manoela, Av. Felipe Mauro, 138, onde Sra. Rita Scarpa aguarda moradores de outros condomínios/edifícios. Esperamos encontrar a comunidade reunida, à espera de Jesus Eucaristia. Aguardamos a sua presença e de sua família. Até lá…
Desejando que se realize missa em seu condomínio/edifício faça contato com Carlos e/ou Terezinha Bellote Chaman – 16 – 9.9782-6116 – celp@terra.com.br Até lá e fiquem com DEUS.