O ministro Luiz Marinho garantiu que a intenção do Governo lula é manter as parcerias para a qualificação de mão-de-obra com a prefeitura de Araraquara. A promessa antecedeu a aula inaugural do Curso de Qualificação de Trainee em Produção para Indústria Aeronáutica e Curso de Formação para Agroindústria, no Senai de Araraquara.
Garantiu que a Sub-delegacia Regional será mantida e passará por um processo de modernização.
Marinho apenas confirmou o que havia dito em correspondência ao prefeito Edinho Silva em janeiro. Durante o mês passado, o prefeito encaminhou um pedido de manutenção da sub-delegacia do Trabalho na cidade, depois de ser informado de uma possível intenção do Ministério em fechar as unidades instaladas em cidades com menos de 250 mil habitantes.
O ministro negou qualquer intenção de fechar o posto de atendimento em Araraquara, durante encontro que manteve com lideranças sindicais.
O ministro Marinho garantiu elaborou um projeto de modernização das Delegacias Regionais do Trabalho “com o objetivo de dotá-las de uma estrutura organizacional e de modelo de gestão melhor articulado com as políticas gerenciadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego”.
Quanto ao Planseq (Planos Setoriais de Qualificação), que integra o Plano Nacional de Qualificação (PNQ), Marinho foi enfático ao dizer que Araraquara é um exemplo que deve ser incentivado. “O Governo Federal tem a política de buscar alternativa que garanta investimentos e aumente a produção para gerar mais empregos no País. E preparar melhor os trabalhadores com projetos de qualificação e requalificação como esses de Araraquara é uma forma de atender a população e o setor produtivo”, salientou.
Planseq
Araraquara recebeu quase R$ 1,6 milhão para qualificação de profissionais para o setor aeronáutico e para atender funcionários demitidos ou na iminência de perder o emprego.
O convênio com o Ministério Trabalho abriu 300 vagas para qualificação de mão-de-obra para a indústria aeronáutica, para atender, principalmente, a demanda provocada pela Embraer e a Kawasaki, em Gavião Peixoto.
Desde o início dos cursos de qualificação para o pólo aeronáutico em Gavião Peixoto, em 2001, mais de 800 pessoas já foram treinadas pelo Senai e pelo menos 80% delas conseguiram colocação no mercado de trabalho, depois de passarem por um processo de seleção realizado pelas próprias empresas.
Outros 600 trabalhadores também serão atendidos pelo convênio.
Para o prefeito Edinho Silva existem dois fatores importantes na inclusão de Araraquara no Planseq. O primeiro é a continuidade da qualificação de profissionais para atender a demanda do Pólo Aeronáutico que está em desenvolvimento na região, hoje com a Embraer e Kawasaki em Gavião Peixoto, e a TAM em São Carlos. “E parte do recurso será utilizado para capacitar trabalhadores das frentes de trabalho em Araraquara”, lembrou. São pessoas selecionadas entre aquelas que estão há mais de seis meses desempregadas e têm poucas perspectivas de recolocação.
(Assessoria de Imprensa)