Merlos assume Governadoria do Distrito 4.540

O Distrito Internacional 4.540 de Rotary Internacional realiza solenidade neste sábado (29), às 20h30, na sede de campo do Clube Náutico, para dar posse ao Governador, Valter Merlos, e à Coordenadora das Casas da Amizade, Célia de Freitas Merlos, para o novo ano rotário.

O evento – que também dará posse aos Governadores Assistentes e Equipe Distrital – reunirá cerca de 700 pessoas, entre rotarianos, Governadores e Ex-Governadores de outros distritos, autoridades municipais e representantes do governo estadual e federal.

De 1º de julho de 2002 a 30 de junho de 2003, Valter Merlos, empresário da área de prestação de serviços, administrará o Distrito 4.540, que congrega 1800 rotarianos e atende área territorial com 77 Rotary Club’s distribuídos em 50 municípios, que vão de Taquaritinga a Itaú de Minas. No Brasil, existem hoje 38 distritos de Rotary Internacional. Somando 26 anos de Rotary, Valter Merlos explica que um Colegiado elege a Governadoria a partir de indicação dos clubes. “É uma emoção muito grande administrar um Distrito Internacional. Diria que é uma missão sublime, porque nada na vida deixa de acontecer em nome de Deus.

A partir do momento que somos guindados para os cargos mais importantes do Distrito, que são o de Governador e Secretário Geral, sabemos que nos foi confiada missão de muita responsabilidade”, afirma.

Confiança

Para o consultor de agronegócios Domingos Fasanella, a indicação para Secretário da Governadoria é uma demonstração de extrema confiança do Governador. “Isso porque a Secretaria do Distrito é que dá todo respaldo de acesso aos clubes e presidentes. Me sinto lisonjeado por ter merecido a confiança do governador”, frisa.

Fasanella lembra que a missão dos rotarianos é a humanidade. “Prestamos serviços a comunidade, serviços humanitários. É gratificante saber que parte dos rotarianos ajudou a reduzir significativamente os casos de Poliomielite no mundo. Em 1988, o Rotary Internacional iniciou a maior campanha já realizada na face da Terra, visando erradicar a doença até 2005. Na época, foram registrados 350 mil casos no mundo, e, no último censo, o número de casos foi 250. Há determinadas regiões, como o Centro-Oeste da África, onde impera uma resistência religiosa, cujo princípio é não permitir vacinação”, destaca o Secretário.

Prioridade

Valter Merlos comenta que existem aproximadamente 32 mil Rotary Club’s no mundo e que os trabalhos desenvolvidos junto à cada comunidade fogem dos arquivos e das biografias. “Cada Rotary Club também tem seu projeto voltado à comunidade. Em Araraquara, os cinco Rotary Club’s existentes abraçam vários projetos, como Banco de Cadeiras de Rodas, Banco de Óculos, confecção de fraldas geriátricas destinadas a entidades, entre outros”.

Merlos e Fasanella ressaltam que o Rotary tem assento no Conselho Comunitário da Organização das Nações Unidas (ONU) e discute temas do futuro paralelamente com os estados membros da ONU, conjuntamente com Unicef, Organização Mundial de Saúde.

“A Poliomielite foi prioridade no passado. Hoje a prioridade que o Rotary vem estabelecendo como novo objetivo é o crescimento populacional. Se continuarmos crescendo de forma desastrosa, como ficará o mundo? Teremos água para todos? Comida? Area produtiva? Por isso, o lema deste ano rotáriano é ‘Plante Sementes do Amor’, instituído pelo presidente Bhichai Rattakul”, indaga Fasanella.

Merlos afirma que o Rotary se interessa por tudo aquilo que leva a comunidade a um conflito. “Tudo que leva um conflito pode começar por falta de Paz. O Rotary, na sua essência, preconiza a paz, quer que cada rotariano seja um emissor da paz, visando, inclusive, criar uma comunidade sadia”.

Amizade

Célia de Freitas Merlos será coordenadora das Casas da Amizade, clubes ligados ao Rotary que são voltados à prestação de serviços, o verdadeiro braço filantrópico do Rotary.

Esposas e voluntárias se revezam em um trabalho essencialmente verdadeiro e digno de destaque para auxiliar a comunidade, porque o rotariano contribui para criar novas amizades e muito mais boa vontade entre todos para a solução dos problemas que afligem o mundo.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avançam as obras no Estádio do Botânico

Mais de 18 mil pessoas atendidas no CMS do Jardim América serão beneficiadas com obras em andamento

Podcast marca Setembro Amarelo na TV Câmara

Home care e a insegurança jurídica entre planos de saúde e pacientes

Daae informa sobre interrupção de fornecimento de água

CATEGORIAS