Os estados e municípios interessados em aderir ao Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) T6em até dia 31 para a adesão.
O Ministério da Educação prorrogou o prazo em decorrência do grande número de consultas realizadas junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), órgão responsável pelo Exame.
O Encceja poderá ser utilizado pelas secretarias estaduais e municipais de Educação como instrumento de certificação de conclusão dos níveis fundamental e médio.
A avaliação será destinada a pessoas matriculadas ou não na escola, que estão acima da faixa etária adequada para cursar o ensino regular e ainda não concluíram essa etapa da escolarização. Também poderá servir como instrumento para a avaliação dos programas da Educação de Jovens e Adultos.
A adesão é voluntária e cada Secretaria de Educação decidirá como os resultados da avaliação serão utilizados.
Parceria
O Exame será realizado pelo Inep, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação.
Para fazer inscrição no Encceja, os jovens e adultos deverão ter, no mínimo, 15 anos de idade, no caso do Exame para o Nível Fundamental, e no mínimo 18 anos para o Nível Médio.
O Exame vai avaliar, em provas interdisciplinares e contextualizadas, as competências e habilidades básicas desenvolvidas pelos participantes em programas regulares e informais de Educação.
A prova de cada uma das áreas a serem avaliadas será realizada no mesmo dia em todos os estados que aderirem ao Encceja. As provas serão aplicadas nos dias 3, 10, 17 e 24 de novembro.