Dizem que a Polícia Civil se uniu para uma ação nacional objetivando equilibrar a sua imagem diante da plasmada pela Polícia Federal. Sem dúvida, a PF tem habitado a crista da onda, surfando inclusive nos meios políticos. Aliás, um meio propício às intervenções cinematográficas…
Nós do J.A. preferimos pensar a PC como força da sociedade que demonstra competência para cumprir a sua missão. Mas, na ação de caráter nacional quantos mandados foram cumpridos? Essa, a questão: não temos vagas nas penitenciárias para tanta gente.
Leia a notícia, mergulhada neste texto. Veja a incongruência de forças que existem porque o povo, titular de direito, dá o respaldo através da escolha de deputados, senadores, governadores e presidente da República. E nos municípios, milhares de vereadores e centenas de prefeitos. O poder exercido em nome do povo encarcera homens e mulheres porque furtaram produtos de ínfimo valor. É desumano, nessa esteira quantos milhares de presos, sem periculosidade, abarrotam nossas cadeias? Vamos buscar pena alternativa, vamos investir para educar a fim de não gastar para reeducar. Enfim, vamos pensar com seriedade. Será que conseguiremos pensar seriamente sobre os problemas brasileiros e resolvê-los um a um para se resgatar segurança, paz social, melhor distribuição de renda, etc.etc.? Por causa de R$ 1, tiram de nosso bolso R$ 2 mil e ainda armazenam gente por dois anos. Claro e elementar, os que furtam milhões (…). Sonho ou possibilidade? Os mandatários precisam sair do apagão de idéias e falar, pensar, sentir e agir como o povo. Caso contrário, fecha-se o Brasil para balanço.