Luigi Polezze
A Câmara de Araraquara votou e aprovou nesta semana a criação de um novo cargo público: o de Ombudsman. A função foi atribuída ao doutor João Baptista Galhardo Júnior, experiente jurista e ex-desembargador, em uma iniciativa que busca trazer mais transparência e eficiência ao atendimento das demandas da população. Ele empossará o cargo na semana que vem.
O PAPEL DO OMBUDSMAN
É inspirado em institutos jurídicos de países nórdicos e estados norte-americanos, o Ombudsman atua como um ouvidor diferenciado. Diferentemente das ouvidorias tradicionais, que apenas encaminham problemas aos órgãos competentes, o Ombudsman acompanha de perto a solução dessas questões. Além disso, ele se antecipa a possíveis problemas e busca melhorias estruturais e administrativas.
“A ideia é não apenas ouvir as reclamações, mas acompanhar ativamente a resolução e propor soluções preventivas para questões recorrentes na cidade,” explicou Galhardo. Ele também destaca a importância de estreitar o relacionamento com as lideranças comunitárias e atender às demandas específicas de cada bairro, como horários de ônibus, condições de ruas e limpeza urbana.
ESTRUTURA E CUSTO ZERO
O cargo de Ombudsman foi criado em um momento de ajuste fiscal para a cidade, com foco na contenção de gastos. Para cumprir suas funções, Galhardo trabalhará em parceria com a estrutura da Ouvidoria Municipal já existente, sem a criação de novos cargos ou aumento de despesas. “Não haverá custo adicional ao município. Além da equipe da Ouvidoria, terei apenas o apoio de um motorista e uma secretária para organização de agendas e deslocamentos,” garantiu.
QUEM É JOÃO BAPTISTA GALHARDO JÚNIOR?
Natural de Araraquara, onde nasceu em 22 de agosto de 1965, mesmo dia do aniversário da cidade, Galhardo tem uma relação de longa data com o município. Com 46 anos de experiência no Poder Judiciário Paulista – incluindo 35 anos como juiz e desembargador –, ele atuou tanto no fórum local quanto em cargos de destaque no Tribunal de Justiça. Agora aposentado, ele encara o novo desafio como uma forma de retribuir à cidade que lhe deu tanto. “Araraquara me proporcionou tudo de bom na vida. Este é o momento de devolver um pouco do que recebi, com dedicação total a este projeto,” declarou.
ZELADORIA COMO PRIORIDADE
A zeladoria urbana é uma das áreas prioritárias para o novo Ombudsman. Segundo Galhardo, a aparência da cidade reflete diretamente na qualidade de vida e na impressão que os visitantes têm de Araraquara. “Desde buracos nas ruas até o corte de mato e a pintura de faixas, tudo isso será acompanhado de perto. Vamos trabalhar para que o cronograma de obras e manutenções seja cumprido com pontualidade, respeitando as emergências e necessidades dos bairros,” afirmou.
COMO CONTATAR O OMBUDSMAN
A população poderá entrar em contato com o Ombudsman por meio da Ouvidoria Municipal, utilizando o site oficial ou o telefone 156. Além disso, Galhardo planeja visitas regulares aos bairros, promovendo encontros com lideranças comunitárias e moradores para ouvir suas demandas e propor soluções conjuntas.
EXPECTATIVAS PARA O FUTURO
João Baptista Galhardo Júnior assume o cargo com o compromisso de fortalecer a relação entre a população e a administração pública, trazendo mais transparência, ética e eficiência. Em suas próprias palavras, “a ideia é somar, trabalhar em conjunto com a prefeitura, os secretários, os vereadores e, acima de tudo, com o cidadão, para construir uma Araraquara ainda melhor para se viver.”