Investir na “ação”, é se dar lucro

Marilene Volpatti

Por que algumas pessoas são capazes de fazer conquistas e mudar de vida e outras, mesmo tendo as mesmas armas, não conseguem dar o devido arranque? Resposta: elas agem, e com isso sentem-se melhor para agir novamente. É um círculo virtuoso.

Os vencedores têm em comum a transformação dos pensamentos em ação em vez de esperar, passivamente, que as coisas aconteçam. As pessoas que vivem seus sonhos são aquelas que param de analisar todos os ângulos, de pesar os prós e os contras e apenas agem. Elas percebem que chegou a hora de deixar de lado a conversa fiada. Sem ação não há mudança. Sem mudança, não há excitação. Sem excitação, a vida se torna monótona e nós nos tornamos aborrecidos, chatos.

O fato, por exemplo, duma pessoa estar sempre arrumando, organizando, jogando fora as coisas que não têm mais utilidade dentro de sua casa ou mesmo escritório, é sinal que ela está sempre se reoorganizando interiormente. Não é uma pessoa apática. É um ponto positivo a seu favor.

Sempre que estiver fazendo algo o importante é ter o pensamento voltado para aquilo que está acontecendo, naquele momento. Devaneios não ajudam, principalmente se forem com pensamentos negativos. Perde-se a oportunidade de curtir cada instante da vida.

Partir para ação

Muita gente acredita que precisa estar com uma disposição mental certa, antes de alcançar os objetivos. “Preciso me sentir mais confiante antes de procurar um emprego” ou “sei que exercícios físicos ajudarão a combater a depressão, mas não tenho ânimo”. São pessoas que aguardam uma mudança interior antes de agir. A maioria das pesquisas comportamentais mostra que a melhor forma de modificar o que se pensa ou sente é partir para a ação. Quando se pratica uma ação alguma coisa, qualquer uma, para alterar uma situação, o benefício é imediato.

Por isso não perca mais um segundo. Passe imediatamente para o ataque e observe os resultados. Lembre-se: não há fracasso, se ele contribuir para alterar seu próximo passo. Adote a filosofia da tentaitva e erro, para aprender e mudar. É reconfortante perceber que existem apenas duas maneiras de errar irremediavelmente. A primeira é não tentar nada de novo para não se arriscar a um fracasso. Mesmo se os primeiros esforços forem poucos compensadores, sentirá a recompensa de estar tentando alguma coisa. O erro deve ser encarado como indício de que está começando a controlar sua vida, buscando soluções.

A segunda maneira de errar irremediavelmente é mistificar o resultado de algo que você tentou. Perder tempo se convencendo e aos outros de que a “coisa” deveria ter dado certo, quando não deu. Lembre-se: se deu legal, não mude nada; se não deu, não insista. Faça algo diferente.

Melhor desempenho

Pesquisas revelam que pessoas com níveis mais altos de esperança têm melhor desempenho na maioria das situações que requerem firmeza e jogo de cintura. Isso vale para atletas, profissionais liberais que trabalham em empresas e até para pessoas que precisam se recuperar de alguma doença ou acidente. Quanto mais otimismo tiver, mais positivos serão os resultados.

Pigmalião, na mitologia grega, era um escultor que criou a estátua da mulher perfeita. Seu amor por ela se tornou tão intenso que a estátua ganhou vida. O efeito Pigmalião mostra como nossa expectativa a respeito dos outros, influência nosso comportamento que, por sua vez, influência os outros.

Se esperar por sucesso antecipa o próprio sucesso. Por que as pessoas antecipam o fracasso? As duas razões mais comuns: Estou péssimo hoje, estarei péssimo amanhã. Alguns perdem a esperança, porque gravaram na memória os momentos infelizes. Se um relacionamento foi tumultuado durante muito tempo, acreditam que será sempre assim. Se tiverem crises depressivas presumem que lutarão sempre contra a depressão.

Pesquisas provam que, quando uma pessoa vivência uma situação de conflito ou desespero, perde completamente a noção do futuro. O sofrimento do passado e do presente pode ser tão esmagador que o fato de existir um futuro é negligenciado. É a mesma coisa que olhar para os pés enquanto caminha, em vez de fixar o horizonte. As pessoas nunca mudam. Os que possuem essa visão pessimista acreditam que comportamentos desagradáveis são características da personalidade enraizada que resiste a modificações.

É verdade que algumas características não podem ser alteradas. Mas a maioria consegue mudar. A própria ciência afirma que 50% da personalidade humana são resultados da hereditariedade e que os outros 50% resultam de aprendizado. O que foi aprendido pode ser desaprendido. Por que não acreditar que ocorre mudança nas pessoas?

Então, o que estamos esperando? Comecemos a imaginar vivendo nossos sonhos. Afastemos os pensamentos negativos: cara feia, mau humor, inércia, sensações de desapontamentos e frustrações são um passado triste que ficou para gtrás. Visualize você mesmo realizando seus desejos. Isso realmente pode acontecer. Pessoas, das formas mais incríveis, conseguem modificar a vida a partir do momento que começam levar a sério a possibilidade de mudar. Lembre-se: só você é reponsável por sua vida, mais ninguém.

Serviço

Consultoria: Drª Tereza P. Mendes, Psicoterapeuta Corporal, fone:- 236-9225.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avançam as obras no Estádio do Botânico

Mais de 18 mil pessoas atendidas no CMS do Jardim América serão beneficiadas com obras em andamento

Podcast marca Setembro Amarelo na TV Câmara

Home care e a insegurança jurídica entre planos de saúde e pacientes

Daae informa sobre interrupção de fornecimento de água

CATEGORIAS