Os equipamentos disponibilizados pelo governo do Estado para a montagem do Infocentro, anunciado no último dia 15, devem chegar à cidade nos próximos dias.
No total, são 10 computadores de última geração, 10 impressoras e linha Speed em banda larga, além de todo o mobiliário e custeio. A prefeitura fornecerá o local.
A expectativa é que a unidade comece a funcionar logo após o Carnaval. Ele será instalado no andar térreo da Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”.
Com a instalação de uma unidade do programa “Acessa São Paulo” em Araraquara, a população poderá acessar a Internet em local público e gratuito.
Recentemente, o coordenador dos Infocentros do Interior, Antonio Carlos Favaleça, esteve na cidade e aceitou a indicação do local.
O pedido de instalação da unidade foi feito pelo deputado estadual Dimas Ramalho ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Para Dimas, o Infocentro democratiza o acesso à Internet, dando oportunidade às pessoas de baixa renda de utilizarem o espaço para navegar.
Projeto
O primeiro Infocentro foi criado em julho do ano passado, em caráter experimental, em um dos bairros mais carentes de São Paulo.
O projeto, que atende inicialmente cidades com mais de 100 mil habitantes – como é o caso de Araraquara -, receberá recursos de R$ 12 milhões nos próximos dois anos para a instalação de 240 Infocentros. Só neste ano, devem ser instalados 120.
Com os investimentos na criação de novas unidades, o governo espera aumentar a taxa de acesso à Internet de 2% para 50% entre usuários de classe D e E.