O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, José Giacomo Baccarin, citou Araraquara como exemplo bem sucedido do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). A referência foi feita em um artigo publicado no jornal Valor Econômico.
De acordo com Baccarin, a administração municipal está conseguindo “mapear os pequenos produtores locais e, a partir daí, orientá-los no investimento em qualidade da produção”. Os recursos do PAA são utilizados para a compra direta de alimentos de pequenos produtores, sem intermediários, o que reduz o valor final.
Neste ano, o Ministério do Desenvolvimento Social repassou R$ 600 mil para a prefeitura adquirir produtos de pequenas propriedades familiares, a maioria delas assentadas pela reforma agrária. Os alimentos são destinados à merenda escolar das escolas da rede municipal, que englobam 18 mil estudantes, e para 49 entidades assistenciais.
Prevenção
O secretário afirma também que o PAA, no caso de Araraquara, tem servido para a prefeitura incrementar na merenda escolar os chamados alimentos funcionais, que ajudam a prevenir as doenças, como o brócolis, a couve de Bruxelas e o repolho, que atuam na prevenção do câncer de intestino.
Além da experiência de Araraquara, o secretário cita também a utilização do PAA na compra de 25% da safra de feijão carioca de pequenos produtores de Rondônia, que beneficiou 6,2 mil famílias, no município de Zé Doca, no Maranhão, que deve ajudar 3,4 mil agricultores familiares, e nos Estados do semi-árido, para a revitalização da bacia leiteira.